As companhias aéreas nos Estados Unidos agora serão obrigadas a reembolsar os viajantes automaticamente para voos cancelados ou voos que apresentarem atrasos significativos. As boas notícias para os viajantes de avião foram divulgadas na quarta-feira do dia 24 de abril de 2024 pelo Departamento de Transportes dos EUA.
“Acho uma ótima iniciativa e que pode tanto contribuir para os abusos por parte das companhias aéreas diminuirem, quanto para ajudar e ressarcir com os prejuízos dos viajantes prejudicados”, nos diz Magali DaSilva , consultora de turismo e agente de viagens brasileira em Los Angeles.
As novas regras para as companhias aéreas exigirão reembolsos automáticos em dinheiro quando os voos forem cancelados ou alterados significativamente, mas também se as malas despachadas sofrerem atrasos significativos ou os serviços extras adquiridos não forem fornecidos. Os reembolsos deverão ser automáticos e imediatos, em dinheiro ou da mesma forma do pagamento original, e no valor integral.
“Ser compensado de forma rápida de de forma transparente é uma verdadeira vitória para o consumidor”, adiciona a agente e consultora de viagens brasileira.
O Departamento de Transportes dos EUA define um “atraso significativo” os atrasos com duração de pelo menos três horas para voos domésticos e seis horas para voos internacionais. As companhias aéreas ainda poderão oferecer outro voo ou crédito de viagem, mas os consumidores poderão rejeitar a oferta.
Lembramos que nos últimos anos, e em 2023 particularmente, muitos voos foram cancelados ou sofreram grandes atrasos em consequência de mau tempo, problemas técnicos, mas também por staffs menores ou mais curtos entre pilotos e comissários, além de greves. A situação se agravou durante e depois da pandemia de Covid-19.
Muitos passageiros precisaram esperar várias horas no aeroporto sem saber o que fazer e como e a quem recorrer, estando limitados a escutarem respostas “automáticas” dos funcionários das companhias aéreas. Anteriormente, as companhias aéreas podiam estabelecer os seus próprios padrões para que tipo de alteração de voo justificava um reembolso, o que tornava difícil para os passageiros saberem ou fazerem valer os seus direitos de reembolso.
Como mencionamos mais acima, a nova regra também se estende e se aplica ao reembolso de taxas de bagagem despachada, caso a mala não seja entregue em até 12 horas para voos domésticos ou de 15 a 30 horas para voos internacionais. “Seria bom lembrar que as solicitações de reembolsos deverão ser emitidos no prazo de sete dias de acordo com as novas regras do Department of Transportation ou DOT, nos lembra a agente de viagem que presta consultoria no tema turismo a Soul Brasil.
O Departament of Transportation dos Estados Unidos regula diversas atividades relacionadas ao transporte, incluindo a movimentação de mercadorias e pessoas por caminhão, trem, avião e outros meios. As novas regras do DOT dos EUA a serem implementadas a partir de 2024 é uma mudança significativa em benefício dos consumidores e/ou viajantes, mas que segundo alguns analistas, poderá também aumentar os custos em todo o setor. instruções claras sobre o atraso.
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.