Image Incendios em LA Parte do Getty Center Museu em Chamas e1736384189423 Incêndios florestais estão devastando bairros de Los Angeles como Pacific Palisades e Sylmar, além de cidades como Altadena e Pasadena, mas em parte, ou seja, áreas mais próximas das montanhas e onde tem área verde. O que diferencia esses incêndios florestais dos outros são os chamados ventos de Santa Ana que nos dias de terça-feira, 8 de janeiro, chegaram a 99 milhas por hora (algo em torno de 160 km por hora) e que fez aterrorizar parte da comunidade residente no Sul da Califórnia.

Vários incêndios florestais de rápida propagação tomaram conta de partes do sul do estado, causando a evacuação de milhares de pessoas e em particular nas áreas mencionadas acima. Pelo menos três incêndios distintos e chamados de “Palisades Fire”, “Eaton Fire” e “Hurst Fire” deixaram alarmados muitos residentes e destruíram imóveis e estruturas diversas. Até a manhã de quarta-feira, dia 8 de janeiro, data de nosso artigo, já haviam se queimado 15 acres.

Aqui estão alguns fatos que sabemos sobre os esforços para conter os respectivos incêndios no condado de Los Angeles:

  • O incêndio de Palisades

O incêndio começou por volta das 10h30 da manhã de terça, dia 7 de janeiro perto de casas no bairro de Pacific Palisades, em Los Angeles. Uma tempestade de ventos fortes atiçou o fogo, levando a evacuações obrigatórias no bairro de classe A de Los Angeles e que congestionam as estradas com carros enquanto os moradores tentavam fugir das chamas – muitos desistiram de pegar seus carros pelo congestionamento e medo e decidiram se distâncias caminhando.

Image Incendios em LA Vista da FWY 405 com Fumaca dos Incendio Palisades ao Fundo ESSE e1736384251585

Vista da FWY 405 com Fumaça dos Incêndios Palisades ao Fundo

Ordens de evacuação obrigatória foram emitidas para o norte no sentido das montanhas até a famosa Mulholland Drive, para o leste até a Kenter Avenue e para o sul até a famosa HWY 1 da costa ou Pacific Coast Highway . O terreno do famoso Getty Villa Museum estava queimando na noite de terça-feira, dia 7 de janeiro de 2025. Os bombeiros do LAFD disseram que árvores e arbustos ficaram em chamas e que existia prioridade em evitar danos ao famoso museu.

Cerca de 30.000 moradores de Pacific Palisades foram evacuados de 10.000 casas, de acordo com o chefe do LAPD, Jim McDonnell, até a quarta-feira (8) de manhã. Quase 3.000 acres foram queimados de acordo com o LAFD. Os oficiais do Los Angeles Fire Department disseram que várias casas foram destruídas, além de dois grandes supermercados, consultórios médicos, escolas e a biblioteca pública do bairro, entre outras estruturas. A causa do incêndio está sob investigação. A emergência em andamento é um exemplo visceral do clima feroz de incêndios que coloca comunidades desenvolvidas em áreas selvagens em risco elevado – especialmente durante uma estação chuvosa notavelmente seca.

  • O Incêndio Eaton

O incêndio de rápida propagação começou na terça, dia 7 de 2025 à noite nas colinas acima de Altadena, perto do Eaton Canyon, queimando mais de 400 acres e resultando em evacuações obrigatórias em partes da cidade de Pasadena, Glendale e Monróvia, ao leste de Los Angeles. Várias casas e mais de 120 estruturas haviam sido queimadas até a hora que escrevemos esse artigo. Até às 9pm da quarta-feira dia 8 de janeiro de 2025 o fogo havia queimado mais de 2.000 acres e queimado mais de 150 estruturas. Todas as escolas foram fechadas na quarta, dia 8 de janeiro de 2025 no Distrito Escolar Unificado de Pasadena por causa do incêndio.

  • O Incêndio Hurst
Image Incendios em LA Vista do Pier de Malibu com Fogo Visto nas Montanhas ESSE e1736384347776

Vista do Píer de Malibu com Fogo Visto nas Montanhas

O incêndio também começou na terça-feira à noite, dia 7 de janeiro de 2025 queimando mais de 500 acres até as 2 da manhã da quarta do dia 8 de janeiro, ameaçando áreas de Sylmar. Ordens de evacuação obrigatórias estavam em vigor para o norte da 210 Freeway até a divisão da Interstate 5 e Freeway 14.

A Semana com Ventos Fortes Trará mais Perigo

O cientista climático da UCLA, Daniel Swain, ao L.A Times, disse que esta tempestade de vento é diferente dos já corriqueiros “Ventos de Santa Ana” que ocorrem durante essa época do ano e que afeta mais as áreas montanhosas. Apesar dos ventos terem uma tendência de enfraquecer conforme a semana avança, o cientista climático disse que o perigo de incêndio e alarme permanecerá. Ele disse que o “secador de ar atmosférico realmente vai secar as coisas ainda mais, e como isso a vegetação fica progressivamente mais seca possibilitando mais perigo”.

  • Ultimas Noticias

Até a data e hora deste artigo, na quarta -feira dia 8 de janeiro às 2pm, 2 mortes foram computadas com centenas de casas e estruturas destruídas. O presidente Biden havia chegado no Sul da Califórnia e um oficial em frente ao presidente declarou que em 25 anos de experiência com o LAFD nunca havia visto um incêndio dessas proporções. Para updates sobre os incêndios e evacuação no condado de L.A recomendamos visitar a pagina do LAFD – Los Angeles Fire Department.