Por Laís Oliveira
A grande maioria dos países celebra o amor no dia 14 de fevereiro, conhecido como Valentine’s day, mas “Dia dos Namorados” mesmo só existe no Brasil e é comemorado no dia 12 de junho. Não existe em nenhum outro lugar do mundo. Alguns países tem datas próprias, como o Tu B’Av (Dia do Amor) de Israel. A China tem o Qing Ren Jie, o Festival dos Amantes. Nos EUA, o tradicional Valentine’s day (ou São Valentim).
A diferença entre as datas é histórica. São Valentim é uma tradição medieval, de aproximadamente 496 d.c., do tempo de cavaleiros e donzelas, suas raízes vêm do antigo festival romano de Lupercalia, celebrado anualmente no dia 15 de fevereiro. O Dia dos Namorados é uma criação da agência de publicidade de João Doria (1919-2000), pai do governador de São Paulo, João Doria Jr.
Em 1948, a Standart Propaganda recebeu um trabalho da Exposição Patriarca e Modas Clipper, lojas de roupas. Eles queriam impulsionar as vendas em junho, que sempre eram muito fracas, mas o mês não tinha nenhuma data como Natal ou Dia das Mães para convencer as pessoas a comprarem.
Doria, então, criou um anúncio que dizia que 12 de junho era o Dia dos Namorados e os casais deveriam correr para as lojas para comprar presentes para seus companheiros. A data 12 de junho marca a véspera do Dia de Santo Antônio, um santo tradicional das festas juninas do Brasil cuja característica é fazer com que as pessoas encontrem um namorado (a), marido ou esposa, ou seja, um santo casamenteiro.
Foi criada, então, a primeira propaganda que instituiria a data no país. “Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro. A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.
Independente de ser uma data de origem puramente comercial, que tal aproveitar esse dia para demonstrar o quão especial é a pessoa que está ao seu lado? É provado cientificamente que o amor nos deixa mais felizes. Isto porque um dos hormônios responsáveis pelo sentimento de felicidade quando estamos apaixonados é a dopamina. Esta substância melhora o humor, faz as pessoas se sentirem apreciadas e extremamente positivas.
Além da dopamina, outro hormônio que acompanha os casais enamorados consiste na oxitocina. Este é responsável pela conexão e sentimento de confiança que une duas pessoas. Outro benefício da oxitocina é auxiliar no controle do estresse. Quando as pessoas se sentem amadas e seguras os níveis do cortisol (hormônio do estresse) tendem a diminuir.
Para celebrar o amor não precisa haver uma data especial. Ele pode e deve ser celebrado e vivido diariamente, mas já que existe um dia do ano específico para marcar esta data, aproveite com aquela pessoa que você ama.