Além da óbvia tranquilidade de não ter que pagar aluguel, a posse de uma casa na terra do Tio Sam também pode te livrar de uma série de taxas. Caso você não saiba, o código fiscal americano é planejado para incentivar a posse de imóveis.
A seguir, você confere um panorama geral dos créditos e deduções fiscais mais comuns relacionados a residências. Confira os elementos que se adaptam à sua situação e aproveite para diminuir sua responsabilidade fiscal.
-
Juros sobre hipoteca e/ou refinanciamento com base em home equity
O maior benefício fiscal para a maioria dos proprietários são os juros que você paga sobre a hipoteca – você pode deduzir todos os juros pagos em um ano em hipotecas de até US $1,1 milhão. Você não precisa calcular esse valor sozinho. Anualmente, seu credor lhe envia um formulário (Form 1098) que informa o valor dos juros da hipoteca que você pagou no ano. Se você comprou uma casa nova dentro do ano fiscal, certifique-se de incluir todos os juros que você pagou na verificação de fechamento de sua declaração de liquidação para descobrir o valor, se não estiver descrito em seu formulário.
Os juros da hipoteca sobre uma segunda casa também são dedutíveis de impostos, desde que a soma das dívidas de ambas as casas não exceda US $1,1 milhão. De modo geral, você também pode deduzir os juros ao refinanciar sua hipoteca. Além dos juros da hipoteca, se você fez um empréstimo usando o “home equity” com valor de até US$100.000 para comprar sua primeira ou segunda casa (ou para reforma) os juros também podem ser deduzidos.
-
Imposto predial
Se você mora em um estado que cobra imposto predial, saiba que eles também são dedutíveis, contanto que junto com os impostos pagos ao estado e de propriedade não ultrapasse o limite de $10,000 por ano. Caso você pague esses impostos por meio de uma conta de garantia, o valor pago vai estar incluído no formulário (Form 1098) de seu empréstimo. Se você comprou sua casa no ano passado, verifique o fechamento da declaração de liquidação para conferir se pagou algum imposto predial nesse respectivo ano.
-
Pontos de hipoteca ou home equity
Você comprou sua casa, refinanciou ou obteve uma linha de crédito baseada no home equity no decorrer do ano? Nesse caso, você pode ter pago pontos ao credor, e então pode conseguir uma taxa mais baixa sobre o seu empréstimo. Esses pontos são geralmente dedutíveis e vão aparecer no formulário (Form 1098) a ser enviado pelo credor, juntamente com os juros que você pagou pelo empréstimo.
-
Incentivos de eficiência energética
Você instalou painéis solares ou aquecedor solar de água no ano passado? Se a resposta for sim, você provavelmente terá direito a um crédito de imposto federal, equivalente a 30% do custo do sistema até um máximo de $500. Alguns estados também oferecem créditos fiscais para melhorias em eficiência energética nas residências – verifique energy.gov/savings para ver quais créditos ou descontos estão disponíveis.
-
Despesas de home office
Você tem um “home office” ou administra algum negócio desde sua casa? Nesse caso, você pode deduzir uma parte das despesas, como juros de hipotecas, imposto sobre propriedade, serviços públicos e reparos domésticos de seus impostos. No entanto, sua empresa deve atender a algumas exigências rígidas para se qualificar para deduções de home office:
- Seu home office deve ser um local onde você conduz seus negócios regularmente.
- Seu home office deve estar localizado em uma área definida de sua casa. Isso significa que “a ponta da mesa da sala de jantar” não conta como escritório para fins fiscais.
- O espaço deve ser usado apenas para negócios; não pode funcionar como um quarto de hóspedes ou GYM doméstico.
O IRS (o leão americano) permite que você escolha entre duas formas de calcular suas despesas, conhecidas como “opção simplificada” e “método regular”. Com a opção simplificada, você receberá uma dedução direta de US$5 por pé quadrado de espaço do home office, sendo o máximo de 300 pés quadrados. “No cálculo pelo método normal, sua dedução será baseada na porcentagem da casa usada como home office. Você vai precisar calcular as despesas totais, como juros de hipotecas, despesas com serviços públicos, seguro residencial, custos de manutenção ou reparos e depreciação, e multiplicar a soma pela porcentagem da sua casa ocupada como home office”, nos lembra o esperto em impostos e contador Ricardo Coutinho.
“Considerando-se dois fatos, primeiro que um investimento imobiliário deve ser pensado como um investimento de longo prazo e, segundo, que uma compra imobiliária é geralmente o maior investimento na vida de uma pessoa, chegamos a conclusão que os benefícios fiscais são enormes e não devem ser menosprezados”, nos diz o corretor Vladimir Bellemo.
Lembre-se de que estas informações estão condensadas e que não devem ser consideradas como uma orientação completa, uma vez que as leis são bem complexas, e podem mudar a medida que se passam os anos. Mas serve para você ter uma ideia das deduções e vantagens de quando se possui um imóvel nos EUA. Recomenda-se consultar um profissional especialista em imposto de renda (income taxes) nos EUA antes de tomar qualquer decisão.
* Esse artigo teve a consultoria de Ricardo Coutinho, esperto em contabilidade e imposto de renda nos EUA – www.rcbusiness-services.com, e Vladimir Bellemo, um corretor de imóveis com mais de duas décadas de experiência – www.bellemo.com. Ambos profissionais atuam no Sul da California.
Facebook Comments