Por Laís Oliveira

 

A partir do dia 08/11, a emissão de vistos para os Estados Unidos será retomada em todos os consulados, a informação foi confirmada pela embaixada americana no Brasil. A reabertura vai valer também para todos que quiserem renovar o visto.

Devido à pandemia de covid-19, desde maio de 2020 o serviço de emissão estava com vagas limitadas, o que causou aborrecimento em milhares de pessoas. Apenas turistas em situação de emergência estavam sendo atendidos – como, por exemplo, os que vão pra funerais de familiares, para tratamento de doenças e também vistos estudantes.

Com o avanço da vacinação, a reabertura das fronteiras e um certo grau de “normalidade” retornando aos Estados Unidos e outros países, a retirada de vistos entrou como um dos serviços – tão aguardado – que iria reabrir.

Na nova etapa, que começa no dia 08/11, os viajantes que querem retirar o visto americano precisam ficar atentos a algumas novas regras: é preciso estar completamente imunizado contra a covid-19, com a comprovação do cartão de vacina, além de apresentar um teste negativo para a doença, feito até três dias antes do embarque. Já crianças e adolescentes de até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, porém precisam ter um teste negativo para covid-19.

É válido lembrar que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC aqui dos EUA – está aceitando quem estiver imunizado com qualquer vacina aprovada pela OMS. Logo, todas as vacinas atualmente utilizadas no Brasil são aceitas.

A notícia não tão boa para quem tem pressa é que a embaixada americana já avisou: o tempo de espera para um agendamento do visto pode ser longo, portanto os interessados devem acessar o sistema imediatamente.

Outro ponto interessante é que novas vagas devem ser abertas a todo momento, mas a prioridade continua sendo atendimento a casos humanitários e estudantes. As consultas já estão disponíveis pelo site da embaixada americana clicando aqui.

 

Facebook Comments