sabrina simon que vive na italia 215136 articleAo contrário do Brasil, que iniciou o processo de quarentena no dia 20/03, a Itália já passa pelo isolamento desde fevereiro devido aos mais de 7000 mortos e 57.500 infectados pelo corona vírus.

Diante dessa situação alarmante, a pesquisadora e bióloga consultora em eco-epidemiologia e sustentabilidade, Sabrina Simon, que vive em Turin e está em isolamento há um mês, decidiu compartilhar um vídeo nas redes sociais falando sobre as fases da quarentena e como superar o isolamento.

Ela relata que, ao fazer o vídeo, a intenção era mostrar para os amigos como as coisas evoluíram rapidamente. “Quando a epidemia começou no Brasil, eu me surpreendi ao perceber a semelhança na maneira como ela iniciou aqui na Itália: o clima de férias que levou as pessoas a fazer conteúdo engraçado para as redes sociais, e até reproduzir coisas que aconteceram aqui, como música nas janelas e aplausos aos profissionais de saúde. Aí percebi que nós já não estávamos mais nesse espírito, e foi aí que me toquei de que as coisas evoluem. E foi possível identificar as fases”, explicou.

Como a propagação da covid-19 se deu muito rápido no país e as pessoas precisaram ficar isoladas e não apenas por duas semanas, Sabrina queria mostrar que “aquele clima de férias acabaria logo no Brasil. Creio que a pior semana foi a terceira, quando predominou o silêncio e as reportagens mostravam que o vírus seguia num crescimento descontrolado”, relatou.

Para manter a sanidade em tempos de pandemia, ela conta que depois de três crises de ansiedade, começou a direcionar o foco para informar desconhecidos. “Isso me deu um desafio que se tornou quase um propósito. A minha dica é manter a rotina e que as pessoas tenham um objetivo para se dedicar”.

A pesquisadora listou as fases da quarentena como forma de ajudar quem vai passar pelo processo.