soccer feminApós anos de luta por salários justos e mais igualitários, as jogadoras de futebol dos EUA finalmente terão seus pedidos ouvidos: em um acordo histórico da Federação de Futebol americano, ficou decidido que todos os jogadores, tanto de equipes masculinas quanto femininas, agora receberão salários iguais.

A U.S. Soccer – Seleção de Futebol dos Estados Unidos – anunciou a novidade na quarta-feira, 18 de maio, que reflete os novos acordos de negociação coletiva com as associações de jogadores masculinos e femininos que finalmente alcançarão a igualdade salarial “por meio de termos de contrato idênticos”. Os acordos vão até 2028.

A igualdade salarial acontece depois da US Soccer chegar a um acordo de US$ 24 milhões no início deste ano com a seleção feminina para resolver as alegações de que as jogadoras recebiam menos do que os homens. A seleção feminina teve mais sucesso em termos de prêmios que a masculina na última década, vencendo as duas últimas Copas do Mundo. Já a equipe masculina não conseguiu se classificar para a competição de 2018.

Os dois acordos preveem a mesma proporção salarial para todas as competições, incluindo a Copa do Mundo da FIFA, e a introdução do mesmo mecanismo de compartilhamento de receita comercial para ambas as equipes, de acordo com o comunicado que anunciou oficialmente os acordos.

“As conquistas são uma prova dos incríveis esforços das jogadoras da seleção feminina dentro e fora do campo”, disse Becky Sauerbrunn, jogadora da seleção e presidente da associação de jogadoras femininas.

Além do pagamento, o acordo dará à equipe masculina e feminina igual qualidade de locais, acomodações em hotel e equipe, entre outros direitos.