Para agilizar o processo de retirada de visto e eliminar o acúmulo de solicitações que existem no Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, o governo federal decidiu que, até o final deste ano, funcionários consulares podem abrir mão, quando acharem pertinente, das entrevistas presenciais para candidatos a alguns tipos de vistos que já tenham uma petição aprovada pelo órgão.
A nova autorização já está valendo e se aplica a trabalhadores temporários que solicitem os vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q e que cumpram certas condições, incluindo que a solicitação esteja sendo feita a partir de seu país de nacionalidade ou residência.
Se você acha que se encaixa na nova medida, fique atento: entre as condições da normativa, o candidato a um desses vistos não pode ter tido um visto recusado anteriormente ou ter alguma inelegibilidade aparente ou potencial para a emissão dos vistos, cada um com suas regras.
Para quem é cidadão de países que participam do Programa de Isenção de Visto, como França, Austrália, Itália, Japão, Portugal e Espanha, também valerá a isenção da entrevista presencial se assim determinado pelo oficial consular e apenas caso já a pessoa já tenha viajado anteriormente aos Estados Unidos ao menos uma vez usando uma autorização obtida por meio do Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem.
Para os candidatos aos vistos H-2, M, J e F, já não era necessária a entrevista presencial e essa decisão foi mantida também até o final de 2022. Por fim, para quem renovar qualquer visto dentro de 48 meses do prazo de validade, também são agora elegíveis para a isenção da entrevista presencial.
Facebook Comments