Por Lindenberg Junior
Estima-se que mais de 23 milhões de pessoas nos EUA ganham sua renda mensal direto do conforto de suas casas e não se sujeitam ao estresse e a lamentos associados a um emprego padrão das 9am às 5pm. Em vez disso, essas pessoas escolheram um caminho diferente que lhes permite cuidar de seu próprio bem estar e /ou cronograma, e ainda, receber melhores salários sem ter que suportar aborrecimentos e injustiças.
Com as novas tecnologias e o uso de novas ferramentas, como os smartphones, agora está mais fácil do que nunca encontrar um trabalho que não requer o período tradicional e que necessite estar em um local específico. Há muitas ofertas de emprego que você pode conseguir trabalhando desde sua casa ou usando o seu carro. Mesmo que você tenha um emprego comum, algumas empresas permitem que o empregado trabalhe de casa usando um software online tipo “clock clock”. Isso ficou mais em evidência depois da pandemia de Covid-19.
Eu conheço duas amigas que cumpriam o dever de estar diariamente nos escritórios das empresas e que agora fazem o mesmo trabalho, para as mesmas empresas, em casa trabalhando remotamente. Se você vê que estas possibilidades podem se tornar uma realidade, tente falar com o seu chefe. Em muitos casos, os chefes percebem que você é mais produtivo fazendo este mesmo trabalho em sua casa e aceitam se eles notarem que você produz mais.
A realidade atualmente é outra e, além dessa possibilidade, existem várias opções em que você pode trabalhar saindo dos padrões convencionais como freelancer ou trabalhador independente – e que nos EUA chamamos de Independent Contractor. Sugiro checar a plataforma do UpWork na qual vários empregadores anunciam trabalho e serviços. Seria um bom conselho, encontrar clientes top de linha, tentar fazer o seu melhor, conquistá-los e mantê-los.
Em dias de “economia compartilhada” ou “sharing economy” como se diz aqui nos EUA, há várias plataformas nas quais se pode ganhar um extra ou mesmo viver dessas plataformas. Vou citar aqui inicialmente um dos mais conhecidos: o Uber, mas existe o Task Rabbits e o WeGoLook, entre outros. Com o WeGoLook, por exemplo, você pode fazer um extra, tipo US$50, por exemplo, como um “looker” – que é quando você faz o trabalho de checar algo para alguém, como um comprador de algo que está distante (ou em outro estado dos EUA) e não pode estar presente para “conferir”.
Essas plataformas foram desenvolvidas e testadas para serem “monetizadas” (de ambas as partes). Claro, você tem seu estilo de vida e um orçamento próprio, e por isso é importante um plano de ação para escolher as melhores plataformas para você. Abaixo, vou continuar a mencionar mais sobre outras plataformas.
Você pode ganhar dinheiro usando um quarto ou garagem desocupada, ou mesmo seu apartamento completo, através do AirBnB. E quem não conhece essa plataforma hoje em dia não é mesmo? Para se registrar é grátis, você estabelece o preço e o AirBnb pega uma taxa da comissão – até a data deste artigo era 20%. Semelhante ao AirBnB, posso mencionar o HomeAway, o VRBO e o HomeExchange, que conectam proprietários de imóveis a pessoas que precisam de um lugar para ficar quando estão viajando.
Há plataformas que servem para alugar vários tipos de espaços de trabalho, neste caso existe o Optix, que funciona de forma semelhante ao AirBnb. Há também o LiquidSpace. Se você é uma pessoa pratica ou não se importa com o trabalho braçal, plataformas como a Zaarly permitem que você ofereça seus serviços em nichos como faxina, construção de móveis, jardinagem ou execução de recados.
Cito também plataformas como a GetAround, onde você pode alugar carros particulares por hora ou por dia quando você não precisar deles. O GetAround cobra por hora e do cliente e ganha uma comissão. O Kidizen é ótimo para quem tem crianças pequenas ou bebês e está no mercado online de brinquedos e roupas infantis usadas.
O Spinlister é ótimo para quem tem bicicletas e permite que você alugue uma quando estiver viajando, por exemplo. É uma ótima maneira para os proprietários de bicicletas (e proprietários de outros tipos de equipamentos recreativos também) ganharem renda passiva e para pessoas sem bicicleta fazerem um passeio sustentável. O Rover é ótimo se você for amante de cães e gatos e está disponível para passear com os cachorros e outras tarefas referentes ao pet- e para o cliente é mais barato e muito mais acolhedor do que colocar o seu cachorro um canil comercial.
Há ainda uma plataforma para aqueles que querem ter uma experiência única ao ar livre para compartilhar com amigos, família, etc. Estou falando do HipCamp, uma boa opção para quem quer lucrar com terrenos não utilizados. Atualmente disponível apenas nos EUA. O SpareChair permite que você alugue até mesmo um assento em sua sala de jantar. Você pode transformar seu porão em um estúdio para alugar para músicos ou artistas ou, ainda, pode transformar sua garagem em uma sala de reuniões para pequenas empresas ou startups.
Para terminar o artigo vou dar um exemplo diferente e que se pode fazer algum trocado em algumas horas simplesmente dando sua opinião. Existem empresas que estão dispostas a pagar para você participar de grupos específicos e descobrir o que você pensa sobre sobre alguns produtos ou serviços como o FindFocusGroups.com ou FocusGroup.com. Bem, acho que deu para você entender a ideia geral desse artigo.
*Artigo originalmente escrito em 2017 e atualizado em 2022.
Facebook Comments