ZZ Google Imagem 1Muitos sites jornalísticos ao redor do mundo, incluindo no Brasil e EUA, dedicaram páginas ou sessões exclusivas para a cobertura especial da pandemia do novo coronavírus. E o Google, o gigante da tecnologia, não ficou para trás. Demorou um pouco, mas finalmente lançou a página em inglês relacionada ao  Covid-19.

Nela o usuário encontra reunidas prestações de serviço, como uma seção de sintomas, prevenção e tratamento, mas, principalmente, acesso a dados atualizados e links úteis de serviços oferecidos pelo próprio Google. Uma das ferramentas que se destaca traz dados dinâmicos com o mapa em tempo real dos casos em âmbito global.

ZZ Google Imagem 2 MapaNa parte superior desse mapa é possível ver a quantidade de casos confirmados por país. Já na parte inferior (cheque o link e veja você também o quadro!) do mesmo mapa se pode ver uma tabela que mostra o número de casos confirmados, a quantidade de casos por 1 milhão de habitantes, o número de pessoas recuperadas e o número de mortes por país. Já no rodapé da pagina ha links de posts recentes do blog do próprio Google.

“Conforme o coronavírus avança e as autoridades em todo o mundo desenvolvem novas orientações para as pessoas enfrentarem a pandemia, continuamos a buscar oportunidades para prover informações às pessoas para que mantenham seguras a si próprias, suas famílias e suas comunidades”, escreveu a porta-voz do Google, Emily Moxley, logo após o lançamento da página.

O Google não agiu de maneira diferente e usou o melhor do que sabe fazer: seu arsenal de dados e tecnologia. O objetivo é comum a todos os veículos de comunicação: prestar serviço e no caso em particular do Google, organizar as muitas informações disponíveis na web.