envelhecer Você já parou para pensar por que, à medida que envelhecemos, nossa saúde parece se deteriorando? Com base nesse questionamento, uma equipe de pesquisadores fez uma descoberta que pode mudar a forma como encaramos o processo de envelhecimento: a inflamação crônica, um fator chave no envelhecimento, está intimamente ligada a uma falha nas “usinas de energia” de nossas células. 

De acordo com a pesquisa da UVA Health, financiada pelo National Institutes of Health dos Estados Unidos e pela Owens Family Foundation, um problema comum nas células de defesa do nosso corpo – chamadas macrófagos – está ligado ao envelhecimento e a doenças graves, como problemas cardíacos e distúrbios cerebrais. Esse problema é uma inflamação constante que ocorre quando as células não conseguem usar cálcio corretamente.

As células do nosso corpo têm pequenas usinas de energia chamadas mitocôndrias, que precisam de cálcio para funcionar direito. Segundo o estudo, com o passar dos anos, as mitocôndrias nos macrófagos têm dificuldade em absorver e usar o cálcio. Isso faz com que os macrófagos fiquem inflamados o tempo todo. É isso que pode causar muitos problemas de saúde quando envelhecemos.

Mas há esperança! Os cientistas agora devem se concentrar em estudar como podemos ajudar as células imunes a usar o cálcio da maneira correta. Eles acreditam que isso pode abrir caminho para novos tratamentos que nos ajudem a viver vidas mais saudáveis e longas, mesmo à medida que envelhecemos.

Estratégias para Combater a Inflamação Crônica

Enquanto a medicina e a ciência ainda não encontram uma resposta exata para combater o envelhecimento – ou pelo menos amenizar um pouco mais suas consequências – podemos recorrer a métodos que já se mostram eficazes a longo prazo. Uma das abordagens conhecidas para combater a inflamação crônica é através da dieta. 

Certos alimentos possuem propriedades anti inflamatórias que podem reduzir o risco de doenças crônicas. Uma dieta rica em frutas, vegetais, nozes, peixes gordurosos e azeite de oliva, por exemplo, é excelente para diminuir significativamente os níveis de inflamação no corpo.

Alimentos Antiinflamatórios:

  • Tomatessaudavel alimentacao
  • Azeite de oliva
  • Vegetais de folhas verdes (espinafre, couve)
  • Nozes (amêndoas, nozes)
  • Peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha)
  • Frutas (morangos, mirtilos, cerejas, laranjas)

Alimentos a Evitar:

Por outro lado, é de suma importância evitarmos alimentos pobres nutricionalmente e que, inclusive, têm sido associados ao aumento dos riscos de desenvolver doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Alguns deles são:

  • Carboidratos refinados (pão branco, doces)
  • Alimentos fritos (batatas fritas)
  • Bebidas adoçadas com açúcar (refrigerantes)
  • Carnes vermelhas e processadas (hambúrgueres, salsichas)
  • Margarina e gorduras trans

Além da dieta, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para reduzir a inflamação crônica. O exercício ajuda a manter a massa muscular, melhorar a densidade óssea e reduzir os marcadores de inflamação no corpo. Um estilo de vida ativo, combinado com uma alimentação saudável, pode retardar o processo de envelhecimento e prevenir doenças relacionadas à idade.

Combinando intervenções dietéticas, exercícios físicos e futuras novas terapias baseadas em pesquisas comprovadas, podemos enfrentar os desafios da inflamação crônica e promover uma vida mais saudável e ativa na terceira idade.