A lenda do basquete norte-americano Kobe Bryant, de 41 anos, faleceu no domingo (26) em um terrível acidente de helicóptero na Califórnia. O ex-jogador – que se aposentou em 2019 – estava com outras oito pessoas, incluindo uma de suas filhas, Gianna, quando a aeronave caiu em Calabasas, cidade da região metropolitana de Los Angeles.
O acidente aconteceu em uma área descampada, por volta das 9h45 do horário local (14h45 de Brasília). Segundo a polícia do condado de Los Angeles, o acidente foi seguido de um foco de incêndio que precisou ser controlado pelo Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas no solo. A causa do acidente ainda é incerta.
De acordo com a ESPN americana, a viagem era para um compromisso esportivo de Gianna: eles estariam a caminho de um jogo de basquete da garota na Mamba Academy, localizada na cidade Thousand Oaks, a 30 quilômetros do local do acidente. Em comunicado oficial, o comissário da NBA, Adam Silver, escreveu que a liga “está arrasada com a morte trágica de Kobe Bryant e sua filha Gianna”.
O helicóptero era um modelo S-76, registrado como N72EX, que teve um último contato com a torre de controle de Los Angeles no momento em que sobrevoava sobre Calabasas, quando estava voando em condição visual especial a 1.500 pés (450 metros).
Conforme o áudio divulgado pela “VASAviation”, logo após ter seu controle repassado ao Southern California Terminal Radar, o helicóptero perdeu contato via rádio, possivelmente porque voava abaixo do normal. O controlador informou antes da queda que o N72EX estava sobrevoando abaixo do ideal para aquela área.
Além de Kobe Bryant e sua filha Gianna, de 13 anos, saiba quais são as outras sete vítimas do acidente:
- John Altobelli, treinador de beisebol do Orange Coast College, de 56 anos;
- Keri Altobelli, mulher de John;
- Alyssa Altobelli, filha de John e Keri. Tinha 13 anos e jogava basquete na mesma equipe de Gianna;
- Christina Mauser, treinadora de basquete na escola Harbor Day, onde Gianna estudava, e assistente da Mamba Sports;
- Payton Chester, amiga de Gianna, que também treinava na Mamba Sports;
- Sarah Chester, mãe de Payton;
- Ara Zobayan, piloto do helicóptero, de 50 anos;
Kobe Bryant era considerado uma lenda no mundo do basquete. Com vinte temporadas na NBA, 18 presenças no All-Star, cinco títulos da NBA, dois prêmios de MVP das finais e MVP da temporada de 2008, ele se tornou um ícone no esporte, respeitado e idolatrado nos EUA.
Um dos jogadores de basquete mais famosos e bem pagos do mundo, Bryant empilhou conquistas impensáveis. Uma delas foi a partida em que marcou 81 pontos (contra os Raptors, em 2006). Venceu cinco títulos da NBA, duas medalhas de ouro olímpicas e esteve no All-Star Game 18 vezes em uma carreira de 20 anos.
Infelizmente, a reta final de sua carreira foi marcada por lesões graves e péssimas campanhas dos Lakers. Sua última temporada, porém, motivou agradecimentos que fizeram ressurgir o mito: foram várias homenagens em jogos fora de casa, em uma espécie de última turnê de uma estrela. No último jogo, aos 37 anos, Kobe deu adeus ao basquete marcando 60 pontos contra o Utah Jazz, em um Staples Center lotado para dar o adeus ao ídolo.