O Memorial Day dos EUA é comemorado anualmente na última segunda-feira de maio e era conhecido, anteriormente, como “Decoration Day”. A data homenageia todos os americanos que morreram a serviço de seu país nas forças armadas e é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos.
O Decoration Day e o Memorial Day costumavam ser celebrados no dia 30 de maio, independentemente do dia da semana em que caía. Porém, em 1968, a Lei de Férias Uniforme foi aprovada como parte de um movimento para transformar feriados federais em fins de semana de três dias. Com isso, a partir de 1971, o feriado do Memorial Day foi oficialmente transferido para a última segunda-feira de maio.
O que acontece no Memorial Day nos EUA?
É importante frisar que este dia não deve ter uma conotação sombria. Ao invés disso, os norte-americanos escolheram celebrá-lo para lembrar das liberdades e direitos que homens e mulheres que serviram às forças amadas protegeram até seu último suspiro. Isso inclui direitos fundamentais como liberdade de expressão, julgamento por júri e proteção contra punições cruéis e torturas.
No feriadão também se pode economizar muito em todo tipo de venda já que muitas lojas e serviços aproveitam o fim de semana comemorativo para fazer promoções que vão de items de supermercados a concessionárias de carros. Ainda nesses dias, 60% dos americanos celebram com fazendo um churrasco em suas casas e 13% preferem viajar. Mencionamos também um conhecido desfile de motocicletas Harleys pela capital do país. A data acabou se tornando o início não-oficial do verão já que perto do fim de maio o clima está quente em quase todo os EUA.
O fim de semana prolongado, que vai de sábado à segunda-feira, geralmente causa congestionamento nas rodovias e nos aeroportos (com a exceção deste ano devido à pandemia do novo coronavírus), mas os que decidem ficar em casa, colocam a bandeira dos Estados Unidos nas varandas para celebrar. Enquanto muitos jovens vão a parques, praias e festas, os mais velhos visitam cemitérios e memoriais. Em várias cidades muitos voluntários colocam uma bandeira americana em cada túmulo dos cemitérios cujos soldados foram enterrados.
O Memorial Day tem se tornado cada vez menos um momento de recordação dos tristes momentos vividos durante guerras e conflitos porque como mencionado mais acima, principalmente os mais jovens optam por realizar festas entre amigos e familiares. No que diz respeitos à moda, era comum ver boa parte das pessoas usando roupas brancas, especialmente sapatos, do Memorial Day até o Dia do Trabalho – mais particularmente nos estados mais conservadores. No entanto, cada vez menos pessoas seguem à risca esta velha tradição.
O Memorial Day é uma das datas mais importantes dos Estados Unidos e durante o feriado federal os escritórios governamentais não essenciais não funcionam, assim como escolas e bancos. Muitas empresas e organizações fecham, porém há exceções, como é o caso dos restaurantes e supermercados. A maioria dos sistemas de transporte público não opera com a programação comum.
Facebook Comments