A telemedicina cresceu muito em todo o mundo por causa da devido à pandemia de covid-19. E nos EUA não foi diferente. Analisando esta tendência e para não deixar brasileiros sem atendimento médico, nasceu a consulta via telemedicina da clínica Medstation, que fica localizada na Flórida e atende em todos os Estados Unidos.
A ideia de abrir a Medstation, que já existe no Brasil, surgiu nos anos de 2010 e 2012, quando os filhos do médico Neymar Lima filhos vieram estudar nos EUA. “Rapidamente fui confrontado com essa realidade de que o acesso ao serviço de saúde americano não é tão simples, extremamente caro e o relacionamento médico paciente é muito distante”, explicou Neymar. Ele disse que no Brasil os pacientes estão acostumados com o médico de família e que sabe como o relacionamento médico entre médico e paciente é importante.
A MedStation abriu em 2013, apenas com consultas. Hoje há os serviços de consulta médica, laboratório, todos os exames, eletrocardiograma, avaliação cardiológica, todo tipo de teste alérgico e vacinas para alergia, IV therapy. Além do mais,a clínica comporta tratamentos estéticos também: botox, filler, preenchimento e otimização hormonal. Um lugar que concentra vários tipos de atendimentos levando em conta as necessidades básicas de uma família, tanto na área de método, como diagnóstico e de consulta. “O tempo hoje é um ativo muito caro e precisamos potencializar nosso atendimento em benefício do nosso paciente. O nosso objetivo é resolver a maior parte das demandas do nosso paciente e de sua família”, revelou Neymar.
A ideia da clínica era prover um sistema de saúde integrado ao modelo americano, mas com as características de relacionamento com o jeito brasileiro de atendimento. Os pacientes da clínica possuem o telefone do médico e fundador Neymar e podem ligá-lo sempre que precisarem. Isso transformou o conceito de atendimento e é um dos grandes diferenciais da Medstation, afinal, o paciente é atendido e respeitado como uma pessoa e de forma individualizada. É improvável que o médico americano vá querer ter este tipo de protocolo tão próximo ao paciente.
o sistema americano existem três formas de atendimento: o consultório médico, o atendimento de urgência – que não trata a longo prazo, mas somente urgências médicas – e o hospital, que trata tudo. “No nosso caso, nós nos desprendemos do modelo americano. Nós somos uma policlínica. Importante explicar que o conceito de uma policlínica no Brasil é pública e de atendimento para pessoas que não têm recursos financeiros para o tratamento médico, No nosso caso, nós somos uma policlínica privada, que oferece tratamentos médicos que são desde o preventivo até o tratamento de doenças. A Medstation, por convicção, é uma estrutura que provê infraestrutura para os profissionais americanos habilitados exercerem sua atividade”, afirmou Neymar.
Além de oferecer todos os serviços laboratoriais e de consulta, a Medstation atende quase todos os seguros: Signa, Ambeter, Molina, Sigma, Bright. No momento, o medcare e medcaid ainda não são aceitos.
“Com a telemedicina, o brasileiro de qualquer lugar do país pode ser atendido e medicado. Na telemedicina a grande demanda é a Covid-19. As pessoas precisam do tratamento, de um médico em quem possam confiar e que possam resolver o problema, prescrever o protocolo para o tratamento. E nós tratamos essas pessoas”, concluiu Neymar.