O mundo dos sonhos do cinema exclusivo para crianças. Com curtas e longas, brasileiros e internacionais. Assim foi mais um Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que chegou à sua 15ª edição em 2017 como o único festival do gênero no país. Já são mais de 1,15 milhão de espectadores no país inteiro. Na edição, o evento trouxe 120 filmes de 25 países, apresentando um panorama do que é produzido para crianças em todo o mundo.
O lançamento acontece primeiro em São Paulo, entre os dias 21 de setembro e 1º de outubro, no CineSesc, e no Cinemark do Shopping Eldorado. Todas as sessões do CineSesc foram gratuitas, enquanto as do Cinemark tiveram meia-entrada para todos no valor fixo de R$ 12.
Depois, o FICI seguiu para Salvador, Aracaju e Natal (de 2 a 12 de novembro). Entre os dias 24 de novembro e 3 de dezembro, a mostra chegou ao Rio de Janeiro e Niterói.
No programa Panorama Brasil, foram exibidos os melhores filmes brasileiros para crianças recentemente lançados ou em fase de lançamento, como ‘Detetives do Prédio Azul (D.P.A)’, ‘O Filme’ (2D); ‘Lino, uma aventura de sete vidas’ (3D); ‘A Professora de Música’ (2D); ‘A Família Dionti’ (2D) e ‘Bugigangue no Espaço’ (3D).
Na categoria Clássico Internacional, o filme ‘Mary Poppins’ foi apresentado em sessão exclusiva. Animações internacionais também voltaram às telonas através do programa Se Você Ainda Não Viu, como ‘Sing – Quem canta seus males espanta’ (3D), da Universal; ‘Trolls’ (3D) e ‘O Poderoso Chefinho’ (3D), da FOX; ‘Moana, Um mar de aventuras’, da Disney; e o belga indicado ao Oscar ‘Minha Vida de Abobrinha’, da Califórnia Filmes, também trarão diversão às crianças.
Além das exibições, o festival abriu espaço também para repensar e estimular a produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil, por meio dos debates do Fórum Pensar a Infância, que aconteceu em 27 de setembro, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo.
Para instigar o pensamento crítico das crianças, o FICI 2017 realizou ainda as tradicionais sessões ‘Pequeno Jornalista’ e ‘Pequeno Cientista’. No primeiro, as crianças tiveram a oportunidade de entrevistar um profissional da imprensa logo após uma sessão do filme ‘Professor Sapo’. Dúvidas sobre o universo dos robôs, retratado em ‘Wall-E’, puderam ser esclarecidas com um especialista no tema, logo após uma exibição com muita diversão e aprendizado aos pequenos. Clique aqui para saber os detalhes sobre o festival em cada cidade brasileira.