Por Ana Caroline de Carvalho
No dia 27 de junho de 2022 o Governo Federal apresentou um novo modelo de passaporte brasileiro em Brasília. O Governo diz que ele ficou mais seguro, que o valor da taxa não vai mudar e que a troca só é necessária após vencimento. Idealizado pela Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores, a atual proposta é representar a identidade da nação através do visual do documento. Além disso, ele inclui novos itens de segurança e uma moderna tecnologia antifraude.
O brasão da República Federativa do Brasil voltou a ser exibido na capa, acompanhado de duas linhas decorativas e a bandeira nacional em relevo seco timbrado. Já na parte interna, o número de marcas d’água aumentou. São 13 ilustrações que retratam a fauna e a flora dos principais Biomas do país. Outrossim, todas as páginas possuem fundos invisíveis fluorescentes, que só poderão ser vistas com luz UV.
Do mesmo modo, a página de identificação foi remodelada. Acrescentaram uma imagem fantasma do cidadão, em preto e branco, formada por dados biométricos do portador. As informações agora são protegidas por um laminado de segurança. O documento segue os notáveis padrões exigidos pelos órgãos internacionais de controle.
Aqui você pode assistir o vídeo corporativo da Casa da Moeda no YouTube.
Segundo o Ministério da Justiça, o novo passaporte começa a ser produzido em setembro de 2022. Mês e ano que será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. A última atualização do documento foi em 2015, quando ele ganhou chip e passou a ser considerado eletrônico. Foi nessa época que a validade dobrou, de 5 para 10 anos. O tempo de expiração permanece o mesmo. Em relação ao valor da emissão, continua custando R$ 257,25. Só em casos de emergência que será cobrado R$ 334,42.