Nesta segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país a receber um novo recurso que permite que usuários transfiram dinheiro através do aplicativo de mensagens usando cartões cadastrados. De acordo com a empresa, a novidade deve chegar nas próximas semanas.
De acordo com a empresa, tanto usuários comuns quanto membros do WhatsApp Business poderão receber e enviar dinheiro através do aplicativo. Para isso, será preciso cadastrar um cartão com a função débito em uma ferramenta chamada Facebook Pay.
“Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um zap para essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp, afirma a nota do aplicativo.
Os usuários, inicialmente, poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas.
Já as empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes — prática comum para comerciantes que aceitam pagamentos com cartão de crédito.