Por Lindenberg Junior

Image Toy Prius 2023 Reuters Maki Shiraki 1

Credito: Reuters/Maki Shiraki

As vendas do pioneiro híbrido caíram de 500.000, no auge, para 86.000 em 2021. A famosa empresa japonesa Toyota Motor Corp anunciou no dia 16 de novembro de 2022 um “Prius Totalmente Renovado” e que movimentou a indústria automobilística antes e depois do lançamento – experts ficaram com a pulga atrás da orelha ou, pelo menos, muito curiosos.

A Toyota veio com essa inovação de um carro híbrido e que “normalizou” a ideia de se possuir um veículo ambientalmente consciente há mais de duas décadas. Celebridades como Leonardo DiCaprio dirigiu um deles. Possuir um Prius era “cool” (legal, super, por aí!) como se diz aqui nos Estados Unidos e até mesmo um símbolo de status. E claro, sem contar com as viagens menos frequentes ao posto de gasolina para abastecer e consequentemente, a economia para o bolso.

Ao longo dos anos, outros carros e marcas chegaram com a mesma tecnologia, inclusive a Toyota, diversificando e ampliando as ofertas com outros carros da marca oferecendo a mesma tecnologia. Se tornou comum ver carros híbridos pelo mundo e dirigidos por milhões de motoristas. Daí chegaram os carros com motor de combustão combinado, os carros movidos a baterias e elétricos, até abrir o caminho para os Teslas e outros veículos totalmente elétricos (EVs ) Seria a tecnologia mais moderna atualmente. E a tecnologia do futuro.

Voltando ao Prius, as vendas desse pioneiro híbrido diminuíram nos últimos anos. Após o pico em 2010, quando mais de 500.000 unidades foram vendidas em todo o mundo, houve uma queda gradual. Como mencionamos no início deste artigo, a empresa vendeu apenas 86.000 Prius em 2021. Agora vamos dar alguns dados e fazer uma ligeira comparação. A Toyota já vendeu 4,75 milhões de Prius até o ano de 2022! Um número expressivo se compararmos que a Tesla acaba de ultrapassar a marca de 3 milhões de produção acumulada, mas de todos os modelos: os Roadster e os Modelos S, X, 3 e Y.

A Toyota Motors apresentou o novo Prius em um dia de quarta-feira em um evento em Tóquio. Nos tweets oficiais da montadora, bem como em diversas midias ao redor do mundo se via o slogan “Hybrid Reborn” ou seja, “Híbrido Renascido”. Existiu muita curiosidade por parte de milhões de pessoas. E o novo Prius apareceu com um ar esportivo com sua frente semelhante a um tubarão e capacidade de operar também como um veículo apenas elétrico e assim, levar os híbridos a um público mais amplo.

Vale lembrar que veículos elétricos movidos a bateria, como os fabricados pela Tesla Inc ainda são muito caros para muitos consumidores nos EUA e no mundo. Enquanto os modelos híbridos do Toyota Prius serão lançados neste inverno (EUA) os híbridos plug-in (tambem elétricos) serão lançados na primavera (EUA).  O novo Prius será o primeiro a apresentar o sistema híbrido plug-in de 2 litros da Toyota, que inclui uma autonomia de direção EV com cerca de 50% maior que a do modelo anterior, disse a Toyota.