Você já ouviu falar no termo “flipping”? A palavra é muito usada nos EUA, em especial no nicho de imóveis – ou real estate como se diz aqui na Terra do Tio Sam. Este termo é usado quando queremos comprar um item por um preço baixo e depois vendê-lo a um preço mais alto para obter lucro.
Se você não está familiarizado com os termos metaverso, blockchain e NFT, é válido lembrar que falamos sobre esse tema e demos exemplos em uma edição especial sobre tendências e tecnologia que você pode ler AQUI. No caso específico do NFT, vamos focar aqui em uma possível oportunidade para o final de 2021 em diante.
O mercado de NFT ainda é bastante novo e não há muita concorrência no momento. “NFT” é a sigla para “Non-Fungible Token” que, em tradução livre, significa “símbolo não fungível”, mas que simplesmente significa “único” e, portanto, não pode ser replicado ou substituído. Por exemplo, Bitcoin não é um NFT. Mas uma obra de arte pode ser.
Em suma, os NFTs podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível, mas que seja único, incluindo:
- Trabalhos artísticos;
- Itens virtuais dentro de videogames, armas e avatares;
- Música;
- Colecionáveis, como cards digitais, entre outros.
Os NFTs se tornaram uma das maiores tendências do mundo dos criptoativos em 2021, com um aumento de 55% nas vendas em relação a 2020, que saíram de 250 para 389 milhões de dólares. Especialistas preveem que ainda há um bom mercado em ascensão de NFTs, o que é uma boa notícia, pois significa que deve haver oportunidades de inversão disponíveis por um longo tempo.
Com conhecimento adequado é possível lucrar com NFTs em poucos dias ou semanas. Claro que nem sempre se trata de um ganho de curto prazo. Muitos NFTs aumentarão de valor à medida que forem envelhecendo e pode ser uma boa ideia segurar alguns de seus investimentos por um tempo até conseguir o melhor preço ao vendê-los, assim como fazemos com ações.
Fique atento a dois aspectos importantes sobre NFTs:
Obviamente, não há garantias com investimentos e lançamentos de NFT. Nada aqui é 100% certo. Oportunidades existem, mas é preciso ser inteligente para usar a estratégia que mencionamos no primeiro parágrafo: flipping. Para isso fique atento a:
- Um NFT subvalorizado ou com valor abaixo de mercado
- A expectativa de que o valor do NFT aumentará
Uma dica básica aqui seria não tentar entrar e expandir seus investimentos em variados nichos. É muito melhor focar em um nicho e estudá-lo profundamente. Suas chances de lucrar com NFTs aumentarão quando você souber muito sobre um nicho e for quase um expert. Decida em qual nicho você deseja se concentrar e aprenda tudo que puder sobre ele dentro do segmneto NFTs.
Quais são os marketplaces que negociam NFTs?
É válido lembrar que oportunidades de bons negócios existem em diversas areas e, em 2021, plataformas como o OpenSea e o Rarible cresceram muito. O OpenSea é líder em vendas de NFT e lá você encontra todos os tipos de ativos digitais disponíveis.
O Rarible oferece todos os tipos de arte, além de vídeos, itens colecionáveis e música. A Taco Bell listou arte no Rarible, e a Adobe, empresa de softwares, recentemente fez uma parceria com a Rarible para ajudar a proteger o trabalho dos artistas e criadores de NFT.
No Mintable, apoiado pelo bilionário americano Mark Cuban e que funciona como um mercado aberto semelhante ao OpenSea, para participar da compra e da venda de NFTs você precisará da criptomoeda Ethereum. Outro exemplo seria o Foundation.app que foi projetado como uma forma simples e descomplicada de licitar arte digital. As vendas são feitas usando também a criptomoeda Ethereum. SuperRare se assemelha ao Rarible e está construindo um bom mercado para criadores digitais. O site inclui arte, vídeos e imagens 3D.
Como o Rarible, os NFTs SuperRare também podem ser comprados e vendidos no OpenSea. No OpenSea, inclusive, seria o maior de todos e vale tudo, mas justamente por isso pode ser mais difícil identificar boas oportunidades de compras e/ou flipping. MakersPlace seria uma opcao para criadores digitais como artistas, mas também escritores e fotógrafos. A plataforma oferece serviços de garantia e a opção de aceitar pagamentos com cartão de crédito para vendas secundárias.
Existem Outras Plataformas
Se você escolheu um nicho como trading cards ou NFTs relacionados a esportes e in-games, então seria melhor ficar atento a outras plataformas – a mesma regra vale para alguns nichos específicos como mencionamos no começo do artigo. Para qualquer coisa relacionada à NBA, por exemplo, experimente a plataforma Top Shot. O foco aqui é usar os marketplaces que se relacionam com o nicho escolhido.
O futuro dos NFTs, o padrão tecnológico para ativos digitais exclusivos, é multi-chain ou de várias redes, um caminho mais diverso que resolve as limitações do blockchain Ethereum e aprimora seu uso para apresentar oportunidades inimagináveis em vários setores de cultura e comércio.
Lembramos que o blockchain, por sua vez, é a base de segurança que sustenta criptomoedas como bitcoin e o próprio ethereum (a segunda criptomoeda mais famosa do mundo), e que ao contrário dos NFTs, são ativos fungíveis – o que significa que podem ser trocados por outro de mesmo valor ou semelhante, como uma nota de um dólar.
Por último, uma dica especial! Nossa edição 110 de Nov/Dez de 2021 teve o tema “Tecnologia” pela primeira vez em quase 20 anos de Soul Brasil e lá você encontra vários artigos interessantes sobre NFT, Metaverso, o que se pode esperar em um futuro próximo com 5G e Robótica, e muito mais! Caso ache o artigo interessante, ficaremos gratos se você puder compartilhar o mesmo com um amigo ou membro da sua família.
*Quer ser especialista em criptomoedas e aprender a fazer investimentos seguros? Nós criamos um treinamento completo sobre criptomoedas, como funcionam, como negociar, como criar a carteira ideal, como trocar, e toda a tecnologia que envolve o negócio! Seja um MESTRE DAS CRIPTOMOEDAS! Acesse este link e compre o curso em preço promocional.