journey 1130732 1280 e1697070299696Viajar ficou muito mais fácil na era da Internet. Blogs, mídias sociais e guias de viagem nunca foram tão abundantes, e sempre há informação sobre qualquer destino turístico. Mas planejar uma viagem do zero pode ser uma tarefa difícil. Por onde começar? Qual é a primeira etapa? O que fazer em seguida? Esse guia com 16 dicas facilitara a sua vida (e a sua viagem)!

Sim, porque é fácil se sentir perdido e sobrecarregado com a tarefa, ainda mais quando nunca se fez algo do gênero. Até mesmo para os mais experientes  porque hoje em dia existe um enorme volume de informações que pode atrapalhar ao invés de ajudar. Basta conferir e seguir essas dicas para estar seguro em qualquer aventura!

  • Passo 1: Decida para onde quer ir

Você só sabe como deve ser seu roteiro de viagem quando tem certeza de para onde quer ir. Muitas pessoas falam vagamente sobre viagens, sem nunca dizer claramente para onde estão indo. Escolher um destino é extremamente importante, pois te dá um objetivo definido.

É muito mais fácil planejar em torno de “ir a Paris no verão” do que de “ir à Europa”, por exemplo. Isso só deixa o planejamento mais fácil, assim como torna seu compromisso mais firme. Especifique seus planos. Busque detalhes. Quanto mais focado e concreto for o seu objetivo, mais fácil será alcançá-lo.

  • Passo 2: Decida a duração da viagem

Quanto custa viajar? Depende! Sem saber por quanto tempo você vai ficar longe, não dá para responder a essa pergunta. E a resposta é essencial para começar a planejar!

Para descobrir quanto precisa economizar, você precisa saber quanto tempo vai durar sua viagem. Você quer ficar fora por uma semana? Um mês? Um ano? Reflita até chegar a uma resposta precisa, pois ela determinará quanto dinheiro você precisa.

  • Passo 3: Você pretende viajar sozinho ou acompanhado?

Tanto viajar com alguém quanto ir sozinho são boas opções, mas também são escolhas que determinam rumos bem diferentes no planejamento. Viajar sozinho lhe dará a liberdade de ir aonde quiser, quando quiser. No entanto, isso também significa que o trabalho de planejar a viagem será todo seu.

Por outro lado, viajar com alguém significa mais uma pessoa para planejar a viagem com você. Isso com certeza vai tornar a pesquisa do itinerário mais rápida, e você também terá alguém com quem passar o tempo. No entanto, também significa que às vezes você precisará fazer algumas concessões, sejam nas refeições, atividades ou acomodação. Tudo depende de você e da pessoa com quem você vai viajar.

  • Passo 4: Pesquise preços

Se você já sabe pra onde vai e quanto tempo vai ficar lá, agora precisa verificar os custos para conduzir a viagem dentro do planejado. Essa é a hora de decidir se você quer fazer um mochilão ou prefere uma viagem tradicional, se vai ficar em um albergue ou hotel, além dos preços de restaurantes, atividades e entretenimento.

Você provavelmente vai encontrar todas as informações que precisa na web. O Google é mestre em indicar as opções mais baratas ou que melhor atendam suas expectativas. Mas, se você preferir falar com alguém que já viajou para onde quer ir, pode conversar com diferentes pessoas em grupos do Facebook. Caso você seja mais old school, também há diversos guias de viagem vendidos em bancas de jornal que podem te ajudar. Ao saber exatamente quanto vai gastar na viagem, você pode seguir para a próxima etapa.

  • Passo 5: Economize dinheiropassport 2714675 1280 e1697070253803

Você precisa saber o quanto você ganha e quanto está gastando antes de começar a guardar dinheiro. Comece a anotar todas as suas despesas atuais para que possa determinar em que gasta e como pode reduzir as despesas.

Geralmente, desperdiçamos muito dinheiro todos os dias com pequenas compras: um café aqui, um lanche ali. Tudo isso se soma. Para fazer mudanças em seus hábitos de consumo, primeiro você precisa entendê-los. Fazer uma lista auxilia exatamente isso. Isso também colocará suas necessidades financeiras em uma perspectiva mais clara.

Por exemplo, se você precisa de $ 2.000 dólares para a viagem que fará em oito meses, isso significa que você só precisa economizar $ 8,33 dólares por dia. Não sabe uma maneira de economizar US $ 8 por dia? Tenho certeza de que seu cafezinho diário é quase nesse preço!

  • Passo 6: Adquira um cartão com programa de recompensas

Enquanto você se empenha em economizar dinheiro, também vale a pena adotar um cartão de crédito que lhe permita resgatar milhas e pontos para voos e estadias em hotéis gratuitos. Atualmente, a maioria dos cartões tem ofertas muito boas caso você atenda aos requisitos de gastos mínimos. São milhas suficientes para um voo gratuito para quase qualquer lugar do mundo!

Você não precisa adquirir muitos cartões; escolha um ou dois e concentre-se neles. Faça isso no momento em que decidir que pretende viajar. Não espere para usar suas milhas. Esperar é igual a milhas perdidas, o que significa menos viagens grátis.

airport 2373727 1280

  • Passo 7: Mantenha-se focado e inspirado

Enquanto você se aproxima de seu objetivo, certifique-se de continuar alimentando seu desejo de viajar. O planejamento de viagens pode ser exaustivo e desanimador, então é muito importante permanecer focado em como tudo isso vai valer a pena.

  • Passo 8: Verifique as ofertas de última hora

Ok, você está inspirado, preparado e economizando dinheiro para sua viagem. Mas antes de comprar aquele voo ou reservar aquele hotel, verifique se há ofertas que você possa ter perdido. Você pode sonhar com Paris, mas talvez haja ótimas ofertas em Berlim agora. Ou talvez você possa obter um cruzeiro de sete dias com 70% de desconto, um pacote para o Havaí pelo preço de seu voo para Paris ou 50% de desconto em viagens de barco pela Grécia. Hoje em dia, sempre há um bom negócio a ser encontrado — especialmente se você for flexível com suas datas e/ou destinos.

  • Passo 9: Reserve seu voo

Depois de usar seu cartão de crédito e acumular bônus de viagens, use suas milhas para reservar o voo. Certifique-se de reservar com antecedência para garantir o voo desejado. Felizmente, ainda existem muitas maneiras de evitar ser a pessoa no avião que pagou mais caro pela passagem. Para aproveitar as melhores ofertas, reserve o seu voo com cerca de dois ou três meses de antecedência.

  • Passo 10: Reserve sua hospedagem

Se você estiver for viajar por menos de duas semanas e tiver um cronograma definido, fique à vontade para reservar acomodação para toda a viagem (principalmente se você for durante alta temporada). Para viagens de mais longas que isso, você tem a opção de reservar apenas os primeiros dias. Isso lhe garante um lugar para onde ir após a chegada.

Uma vez lá, você pode obter conselhos privilegiados da equipe do hotel/pousada, bem como de outros viajantes, e usar essas informações para planejar o resto do itinerário. Inclusive, algumas redes de hotéis oferecem programas de vantagens. Vale a penas se informar, pois, depois de um tempo, você pode até conseguir uma hospedagem gratuita!

  • Passo 11: Planeje suas atividadeswepik export 20230528233559nrGA

Para ter certeza de que fez um orçamento adequado, anote as principais atividades que deseja desfrutar durante a viagem e quanto custam. É a hora de ajustar suas economias para conferir se você tem dinheiro suficiente. Você também deve descobrir se precisa de alguma reserva para os passeios ou atividades escolhidos.

Pesquisar descontos online é uma ótima ideia. Enquanto alguns lugares oferecem preços mais baratos para compras na hora, outros dão descontos para quem reserva com antecedência. Reservar com antecedência também é garantia de que você não vai ficar sem ingressos.

Além disso, tenha uma ideia aproximada de quais atividades são prioridade. Dessa forma, se você ficar sem tempo ou dinheiro, poderá se concentrar em suas atividades principais para não perder nada. Além disso, certifique-se de que não há feriados ou outros obstáculos que o impeçam de realizar certas atividades.

  • Passo 12: Informe às empresas que você contratou sobre sua viagem

Não importa quanto tempo você estará fora, é uma boa ideia avisar às administradoras de cartão de crédito que você estará no exterior; dessa forma, todas as transações que você fizer não serão sinalizadas como fraudulentas e seu cartão terá menos probabilidade de ser bloqueado. Não há nada pior do que sentar ao telefone com a administradora do cartão em vez de aproveitar as férias. Além disso, certifique-se de ter vários cartões de crédito e débito com você. Dessa forma, se um cartão for sinalizado, perdido ou roubado, você não fica perdido.

  • Passo 13: Adquira cartões Travel Money

Seja qual for sua viagem, você vai precisar de dinheiro. Embora muitos países aceitem cartão, o dinheiro ainda é a principal forma de pagamento na maioria dos lugares. Isso significa que você precisará usar a moeda local. E, se você só puder sacar em um caixa eletrônico, você certamente será prejudicado por taxas.

Além de procurar a melhor casa de câmbio antes de viajar — seja em sua cidade ou no lugar para onde você vai — para levar consigo algum dinheiro vivo, outra excelente opção é fazer um cartão pré-pago Travel Money. Muitas empresas de cartão de crédito trabalham com esse sistema, então vale a pena pesquisar a melhor alternativa para você

  • Passo 14: Compre um seguro de viagem

Muita gente pensa assim: “Estou saudável, não preciso de seguro de viagem. Eu não vou ficar doente”. Contudo, o seguro de viagem é muito mais do que apenas proteção médica. Ele cobre você se sua câmera quebrar, seu vôo for cancelado, um membro da família morrer e você tiver que voltar para casa ou se algo for roubado.

Sim, é uma despesa adicional. Mas é sempre melhor prevenir do que remediar. Ninguém planeja estourar o tímpano enquanto mergulha, quebrar a perna ao caminhar, ou pior, ter que literalmente voar para casa porque um familiar morreu.

Mas, infelizmente, essas podem acontecer enquanto você viaja. Ainda que as probabilidades sejam poucas, se você não estiver preparado para arcar do bolso com essas situações, compre um seguro de viagem.

luggage 933487 1280

  • Passo 15: Faça as malas!

Finalmente chegou a hora de fazer as malas para a tão sonhada viagem! Pode ser tentador querer levar tudo com você “por precaução”, mas, quando se trata de viajar, menos é mais. Você não precisa de 5 casacos ou 8 pares de sapatos. Você pode sobreviver com menos, tenha certeza!

É certo que o que você precisa levar depende do lugar para onde vai, mas não é necessário carregar seu guarda-roupa inteiro na mala. E, a menos que você esteja indo para um local de clima inconstante, sua mala não precisa ser grande. Se precisar comprar algo mais, você pode fazer isso durante a viagem, ou então lavar suas roupas por lá.

No entanto, existem alguns itens extras que podem ser muito úteis, como kit de primeiros socorros, garrafa de água reutilizável, cadeado para mala ou adaptador de tomadas. Vale a pena perguntar para outras pessoas que já foram para o mesmo lugar que você vai. Além disso, certifique-se de levar os remédios que precisa tomar ou que pode precisar durante a viagem.

  • Passo 16: Divirta-se!

Chegamos ao ponto principal. É hora de fazer sua viagem e aproveitar muito! Vá para o aeroporto, embarque no avião (não se esqueça do passaporte!) E aproveite os frutos do seu trabalho. Você merece!

Se estiver se sentindo nervoso, não se preocupe, isso é perfeitamente normal. Sentir-se ansioso, nervoso ou inseguro é algo que todo viajante experimenta. Mas você chegou até aqui. Confie no seu planejamento, siga seus instintos e você terá a melhor viagem da sua vida. A lista não incluiu vistos e vacinas, porque esses itens normalmente são comuns a qualquer viagem.

Seguindo esses passos, você pode se organizar e se preparar melhor para desfrutar suas férias o máximo possível. Independentemente disso, é importante verificar necessidades específicas que seu roteiro pode exigir. Mas, seja qual for a duração ou o destino da sua viagem, esta lista vai te ajudar a se manter organizado e motivado desde o planejamento até você entrar naquele avião e sair para explorar o mundo.

 Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.