Você se pega constantemente focado em suas imperfeições? Cuidado, pois isso pode estar te impedindo de ter uma vida feliz e plena. Por que se olhar de nova negativa?
Todos temos imperfeições e fraquezas, mas muitos lutam freneticamente contra isso e criticam-se duramente por não serem perfeitos. Mas aqui vai um segredo: ninguém é perfeito.
Há muita pressão na sociedade para sermos esta pessoa sem defeitos e fraquezas, mas, infelizmente, isso não é possível. Então o que acontece? A maioria das pessoas acaba se sentindo um fracasso, não acredita nas qualidades que possui ou desenvolve sentimentos de ódio e pena de si mesmo.
Para você que quer aprender a se amar de verdade, um dos segredos consiste na aceitação das suas imperfeições. Confira os benefícios que essa atitude pode trazer em sua vida:
Veja suas falhas por outro ângulo
Assim que começar a abraçar suas imperfeições, começará a vê-las de forma mais positiva. Acredite ou não, existem alguns pontos positivos nas imperfeições. Por exemplo, se você sofre de ansiedade, pode se punir por não ser capaz de fazer certas coisas que são fáceis para os outros. No entanto, o aspecto positivo da ansiedade é que muitas vezes ela te torna mais empático.
E essa é uma característica essencial em um mundo muitas vezes cruel. Portanto, cobre-se menos e comece a procurar os pontos positivos de suas falhas.
Relaxe e sinta-se à vontade
Quando estamos tão presos às próprias imperfeições,
não relaxamos e vivemos sob pressão constante. Ao abraçar quem somos, incluindo nossas fraquezas, nos libertamos. Nada é mais libertador do que viver sua vida sem o peso constante de suas próprias expectativas. Depois de aceitar suas falhas, você se sentirá como se um peso tivesse sido retirado das suas costas.
Concentre-se em quem você é
Quando você está focado em suas imperfeições, facilmente esquece quem realmente é. Isso faz com que persiga um ideal que nunca vai viver de verdade.
No entanto, quando você abre mão de suas imperfeições, se aceita e se ama como é, seu verdadeiro “eu” começa a brilhar. Então, se você se sente perdido de sua essência, comece a abrir mão da sua necessidade de ser perfeito.
Viver constantemente focado em suas imperfeições também não é saudável. Isso afeta sua perspectiva sobre as coisas, fazendo com que faça escolhas que não faria se não estivesse tão preso a suas falhas. Estressar-se constantemente com coisas que não estão ao seu alcance tem um impacto negativo em sua saúde física e mental.
Essas são apenas algumas das razões pelas quais você precisa aprender a abraçar suas imperfeições. Embora possa parecer difícil, com a prática você passará a ter uma visão positiva sobre si mesmo. Lembre-se, ninguém é perfeito, e você também nunca será e está tudo bem. Quanto mais cedo você aceitar isso, melhor sua vida se tornará.