O biólogo João Campos-Silva, que luta pela preservação do pirarucu na Amazônia, peixe fundamental para preservação do ecossistema, ganhou o prêmio Rolex Awards of Enterprise, de empreendedorismo de 2019, anunciado na sexta-feira, 14 de junho. Pelo porte, este peixe está no topo da cadeia alimentar e é em grande parte responsável pelo equilíbrio do ecossistema de boa parte dos rios da Amazônia.
O pirarucu, que pode chegar a até três metros e pesar 200 quilos, é um dos principais meios de subsistência e fornecimento de alimento das comunidades indígenas que dependem dos rios amazônicos para sobreviver. No entanto, a caça descontrolada não só coloca em risco as espécies, mas também afeta a economia da região.
Somente à beira dos dois quilômetros do rio Juruá, onde João e sua equipe da ONG Instituto Juruá atuam, são 60 comunidades, ou cerca de 1200 pessoas. Nessas comunidades, a renda gerada pelo pirarucu é compartilhada. Em muitos casos, é a primeira vez que as mulheres têm acesso a um rendimento e possuem poder de compra, sem depender do marido.
A cerimônia deste ano aconteceu em Washington e os vencedores levaram um cheque de de 200.000 dólares – quase 800 mil reais – para o desenvolvimento do projeto, mais um relógio Rolex.
“O dinheiro é importante, claro, mas não é o principal. O mais legal de chegar entre os finalistas é o reconhecimento internacional, já que o júri é composto de cientistas renomados, e a possibilidade de conseguirmos novos financiamentos”, disse João ao portal brasileiro G1.
O biólogo ainda enfatizou sobre o seu interesse na temática do projeto “o tema me interessou e fiz doutorado para entender o impacto social, econômico e ecológico no manejo do peixe. É uma espécie fantástica, é o maior peixe de água do mundo que pode alimentar até três ou quatro famílias”, afirmou.
Além do projeto do brasileiro, também foram premiados iniciativas da França, Índia, Canadá e de Ugana. Os vencedores receberão financiamento e apoio para o desenvolvimento de seus projetos. Clique aqui para conhecer os outros projetos
Facebook Comments