04527766000Vista por muitos como vilã ou sinônimo de inflexibilidade, a rotina é um dos eixos do trabalho do Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno. Com eficiência já reconhecida em pacientes com autismo, a importância da rotina não é tão valorizada em pacientes com outros diagnósticos, o que ele vem tentando mudar com cursos e relatos de experiência.

“Todas as crianças aprendem no dia-a-dia, brincando, participando das atividades de vida diária, em casa, na escola, em diversos ambientes. No caso de uma criança com deficiência é da mesma forma, mas esse aprendizado muitas vezes precisa de orientações e um acompanhamento especializado”, defende ele.

O terapeuta defende que a rotina tem um papel importantíssimo e pouco explorado no desenvolvimento cognitivo da criança. “Uma criança mais autônoma e mais participativa também se desenvolve melhor na escola, aprende melhor, tem mais segurança e explora melhor suas habilidades”, argumenta.

Ir ao supermercado, brincar com outras crianças, participar das tarefas: tudo isso tem um papel importante no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. “Claro que devemos considerar as dificuldades de cada criança para saber quanto ela precisa de auxílio ou orientação, mas de alguma maneira, é preciso que todas as crianças participem da rotina”, defende dele.

Uma criança que acompanha atividades na cozinha aprende sobre alimentos, química, volume, higiene. Uma criança que organiza o próprio material aprende sobre sequência, tempo, responsabilidade. E tudo colabora com linguagem, memória, atenção, que são algumas das bases do desenvolvimento cognitivo. Então mesmo que precisem de muito auxílio, as crianças precisam participar da rotina.

dino 2

Régis Nepomuceno, um dos criadores do aplicativo Minha Rotina Especial

Normalmente o terapeuta ocupacional é o responsável pela orientação das atividades de vida diária (AVD), prescrevendo adaptações, quando necessário, e orientando tanto a escola quanto a família sobre a melhor maneira de estimular a autonomia das crianças com deficiência ou déficits. Mas, segundo o terapeuta, é importante que esses ambientes também sejam vistos como parte do aprendizado, que a criança esteja integrada e consiga participar de maneira efetiva e progressiva, para que tenha novos desafios e o suporte adequando ao seu desenvolvimento cognitivo, motor e social.

Régis é um dos criadores do aplicativo Minha Rotina Especial, um programa que permite a organização das atividades etapa por etapa, com visualização fácil para a criança e ferramentas de controle para os pais e profissionais, para facilitar a geração de relatórios e o acesso às informações entre escola, família e profissionais de reabilitação.

O aplicativo “Minha Rotina Especial”

Em formato de agenda, de forma lúdica e fácil compreensão, “Minha Rotina Especial” mostra as etapas de cada atividade. Um responsável inclui fotos reais e também pode gravar áudio para organizar as ações do dia-a-dia, o que também favorece a criação de vínculos e a compreensão e maior planejamento e participação em cada atividade proposta, a partir do próprio reconhecimento nas imagens. O aplicativo também gera relatórios das atividades para que escola, terapeutas e familiares trabalhem juntos no processo de desenvolvimento da criança, o que é um grande desafio: integrar informações, estabelecer objetivos e propor tarefas pertinentes à cada etapa ou desenvolvimento da criança.

*Régis Nepomuceno é Terapeuta Ocupacional, Sócio da Inclusão Eficiente, realiza palestras e consultorias especializadas em inclusão escolar e reabilitação infantil no Brasil e em Portugal.