Mais de um milhão de pessoas na Califórnia poderão estar finalmente recebendo seus benefícios de seguro-desemprego nas próximas semanas. Esses pagamentos, ao que tudo indica, serão feitos após o Departamento de Emprego da Califórnia (EDD) entregar um relatório com as alterações necessárias para agilizar a entrega de benefícios e modernizar os serviços da agência estadual.

O relatório foi feito por uma equipe de intervenção designado pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, para detectar problemas no EDD e criar um sistema adequado que permita que esses pagamentos sejam realizados com segurança.

O EDD foi criticado por falhas de serviço e atrasos na entrega de benefícios de desemprego a milhares de residentes no estado nos últimos meses. A pressão aumentou em agosto e setembro após inúmeras reclamações sobre possíveis fraudes e alterações não autorizadas de informações (como troca de endereços) nas plataformas digitais do governo, e, no dia 4 de setembro, o legislativo da Califórnia aprovou uma auditoria de emergência.

De acordo com o relatório de intervenção, nas duas semanas, entre os dias 19 de setembro e 04 de outubro, nenhum novo pedido de desemprego foi aceito, com isso, o EDD se concentra em responder aos pedidos mais antigos e complexos a partir desta segunda-feira (05).

Em primeiro lugar, será dada prioridade ao que eles chamam de “lista de reclamações iniciais” para resolver casos registrados há mais de 21 dias. Até o dia 16 de setembro havia 591.016 petições pendentes que estavam nesta categoria.

Posteriormente, serão resolvidos problemas relacionados a indivíduos que receberam pelo menos um pagamento, mas que pararam de recebê-los devido a problemas de certificação de elegibilidade. Nesta categoria, por sua vez, existem mais de um milhão de pessoas. Entre elas, centenas de brasileiros residentes, o que pode ser uma notícia muito boa para eles.

Além disso, o EDD já informou que será contratado novo pessoal para resolver o problema de milhares de correspondências físicas e eletrônicas que vem sendo recebidas. Entre as funções desempenhadas pelos novos contratados, estaria ligar para os reclamantes e obter as informações adicionais necessárias para ajudar na solução de problemas dos casos mais antigos. Esse plano de reestruturação visa pagar todas as reivindicações antigas até janeiro de 2021.

Várias prisões e milhões de dólares estão sendo recuperados pelo estado através da ações de diversos departamentos de polícia relacionados a casos de roubo de identidade e fraude do seguro-desemprego. Apenas para se ter uma ideia, a polícia de Beverly Hillsm na quinta-feira dia (1), divulgou que desde o dia 3 de setembro já havia prendido  44 pessoas responsáveis ​​por roubo de identidade e fraude no EDD, totalizando mais de US$ 2,5 milhões recuperados.

Facebook Comments