Por Laís Oliveira
A banda brasileira de metal Sepultura lançou mundialmente, na sexta-feira (07), seu 15º álbum de trabalho intitulado “Quadra”. Este já é considerado, entre críticos e fãs, o melhor disco da “fase Derrick” – vocalista que substituiu Max Cavalera, uma lenda entre os antigos fãs, desde de 2011.
O álbum foi tão bem recebido que já está sendo colocado ao lado de clássicos da banda, como “Arise” (1991) e “Chaos A.D.” (1993). Em “Quadra” estão presentes tanto o thrash/death de “Schizophrenia” (1987), “Beneath the Remains” (1989) e “Arise” quanto o groove de “Chaos A.D.”. Mas, de acordo com críticos ferrenhos na cena metaleira, todas as influências clássicas são ressignificadas e apresentadas numa estética mais moderna, com mais dinâmica e complexidade do que nunca.
No quesito “vocais”, muitos consideram este álbum a melhor performance de Derrick Green até hoje. Isso deve, de acordo com muitos fãs, em grande medida, ao produtor sueco Jens Bogren. Nos bastidores da gravação do disco, em cenas divulgadas pela banda em seu canal oficial do YouTube, é possível comprovar o quanto o produtor exigiu do vocalista, em termos de ousadia e superação técnica.
A própria banda se diz surpresa com o quão bem recebido foi o novo disco. “Não me lembro na carreira do Sepultura de ter tido uma resposta tão forte a um disco… não sei o que aconteceu!”, brincou o guitarrista Andreas Kisser, integrante do Sepultura desde 1987, em entrevista a um site brasileiro. “Esse é um disco especial, o terceiro com a mesma formação, na mesma gravadora. É um disco em que a gente usou elementos de tudo que já fez na carreira, mas com a atitude e as ideias de hoje”, continuou.
Em 18 de março, o Sepultura começa turnê por Estados Unidos e Canadá com as bandas americanas Sacred Reich, Crowbar e Art of Shock. Junho e julho, eles excursionam pela Europa. Já agosto e setembro devem ser dedicados a shows pela América Latina e Ásia. Já o público brasileiro vai ter que esperar o fim de 2020 ou mesmo 2021 para ver a banda brilhar nos palcos. O álbum “Quadra” já está disponível em todas as plataformas de música e também no Youtube