Uma onda de frio sem precedentes atinge várias regiões dos Estados Unidos há alguns dias e tem levado neve a locais que não estão habituados com temperaturas baixas. Uma das grandes surpresas foi quando o gelo se formou no topo de um famoso ponto turístico americano na segunda-feira (22): as cataratas do Niágara.
Chamada de Tempestade Uri, a poderosa frente fria de inverno veio do Ártico atravessou o Canadá e foi avançando pela porção central dos EUA no último final de semana, se amplificando e varrendo o país de costa a costa.
Mais de 150 milhões de pessoas estão atualmente sob alerta de tempestade de inverno em 25 estados do país, numa faixa que se estende por mais de 3 mil quilômetros, desde o sul do estado do Texas até o norte de Maine.
O presidente Joe Biden declarou um grande desastre no Texas, em especial, onde pelo menos 30 pessoas morreram durante a nevasca e milhões ficaram sem energia ou água potável como resultado do clima sem precedentes. No país, ao menos 69 pessoas morreram de envenenamento por monóxido de carbono, hipotermia, acidentes de carro, incêndios em casas e afogamentos no período congelante.
Apesar do intenso frio, depois que as temperaturas caíram para -18 ºC em Niágara, Estado de Nova York, turistas se reuniram para testemunhar o gelo que se formou no topo da famosa cachoeira.
A imagem surpreendeu: pedaços grossos de gelo foram vistos flutuando na água, enquanto nuvens de vapor e um arco-íris eram visíveis ao longo do dia. Grandes áreas de neve ao redor das margens da catarata também foram registradas.
Embora algumas imagens fizessem parecer que as próprias quedas estavam congeladas, a água não parou de fluir, apesar das condições de congelamento. O gelo se forma na cachoeira anualmente, mas o congelamento generalizado só ocorre após um período prolongado de baixas temperaturas, de acordo com informações do perfil oficial da Cataratas do Niágara nas redes sociais.