Por Bethito Tavares
Qual o melhor caminho para uma adolescente se tornar uma grande mulher? Se a gente parar e pensar bem, concluiremos que existem vários caminhos a percorrer onde o resultado poderá ser o mesmo. Pois bem, um desses caminhos foi percorrido por uma jovem que conheci numa escola de artes dramáticas no Rio de Janeiro.
Quem olha a primeira vista e vê aquela menina no tapete vermelho não imagina que sua saga está tornando Julia Melim uma heroína digna de todas as notas. Nos Estados Unidos ela entrevista personalidades do cinema no tapete vermelho em Nova York como uma das repórteres da Hollywood TV, e fazendo do seu sonho uma realidade. Morar entre Los Angeles e Nova Iorque e NY e trabalhar com cinema.
Julia nasceu na pequena cidade de Tijucas, em Santa Catarina, e na escola quando criança era motivo de piada entre os amiguinhos da turma que a chamavam de gordinha e “nerd” – sua diversão preferida na hora do recreio era ficar lendo um livro, e depois da aula, era assistir filmes em francês.
A partir dos 13 anos deixou de ser a gordinha da turma, cresceu e esticou, passando a chamar a atenção de todos da escola, inclusive dos olheiros de plantão que a convidaram para participar de concursos de beleza “Top Teen”. Em um desses concursos, Júlia ganhou, assinou contrato com uma agência top – a Elite Models, e passou a figurar nas passarelas do Brasil e participar de campanhas publicitárias.
Ainda com 13 anos fez sua estreia no Teatro dos Grandes Atores fazendo o papel de Beth em “Bruxas de Salém” com o grupo de teatro “Time de Teatro” dirigido por Iran Melo. Aos 16 anos, por insistência de Sérgio Mattos, seu agente e mentor, Julia passou a levar a carreira de atriz mais a sério e entrou no curso de profissionalização de atores na Casa das Artes de Laranjeiras – que foi quando a conheci.
Os dias foram passando e a jovem garota passou a ser escolhida pelos professores para atuar nos principais papéis das peças da turma, atraindo mais uma vez pra si os olhares de todos que a rodeavam. Ainda antes de se formar, passou a atuar em novelas e peças teatrais como “Viagem a Centro da Terra” produzida pelo Marcelo Serrado e dirigida por Ricardo Karman e Michel Berkovitch. Ela era danada mesmo!
Depois de trabalhar e estudar com alguns dos melhores diretores de teatro do país, como Augusto Boal com o Teatro do Oprimido, a jovem arregaçou novamente as mangas para novas conquistas. Leonina e guerreira, ganhou bolsa para estudar em universidades de Kansas e da Califórnia nos EUA, e se formou em Cinema e Jornalismo.
Foi convidada pela UNESCO para representar o Brasil nas Artes Cênicas na Índia, trabalhou com grandes figuras da moda e foi assistente de produção de cinema em Hollywood. Sofreu um acidente de carro onde quase perdeu a vida, e mesmo longe da família e com algumas dificuldades, disse a si mesma: “as respostas começaram a vir”.
Depois de ter vivido em Los Angeles por alguns anos e ter conhecido brasileiros influentes na área de cinema e jornalismo, como Meire Fernandes (co-fundadora do Festival Brasileiro de Cinema de L.A) e Lindenberg Junior (editor da Soul Brasil magazine) ela foi morar em Nova Iorque – onde foi contratada pela Hollywood TV para entrevistar personalidades do mundo do cinema e da música, e particularmente, no tapete vermelho!
Aquela doce menina que conheci fez jus a sua promessa de adolescente de se tornar uma artista, uma roteirista, uma produtora, uma mulher fantástica que tive o prazer de conhecer. Além de Los Angeles e Nova Iorque ela morou em outras cidades americanas como Miami e Portland em diferentes projetos. Julia Melim, sem dúvida é um orgulho para os seus familiares e para o Brasil! Para saber mais sobre Julia – www.juliamelim.com