Nada parece saciar melhor a sede do que um copo de água. A maioria de nós já ouviu falar que é importante beber água, pelo menos 6-8 copos diários – ainda mais durante os meses mais quentes do ano como o verão.
Infelizmente, a maioria da população mundial sofre desidratação crônica leve por simplesmente não beber água suficiente. A desidratação contribui para uma variedade de sintomas que podem incomodar como dores de cabeça, ressecamento da pele, dores nas costas e pressão alta.
A água desempenha vários papéis importantes dentro de nosso corpo agindo como um lubrificante e eliminador de toxinas. Qualquer um que esteja passando por um regime de desintoxicação deve pensar na água como o componente mais importante deste processo. Hidratação adequada também ajuda na perda de peso.
Hidratar-se com uma água cheia de toxinas e contaminantes não é a resposta ideal para nosso corpo, apesar de ser uma realidade em muitos locais. Nos Estados Unidos, o EPA regula pouco mais de 90 dos milhares de produtos químicos de uso diário.
Com tantos poluentes na água que podem ir direto para a água da torneira, muitas pessoas passaram a preferir tomar água engarrafada diariamente. Embora normalmente seja considerada mais segura do que a água da torneira, em muitas cidades dos EUA a “tap water” (água de torneira) tem boa qualidade e é melhor do que certas águas que se vende por aí. O fato é que nos Estados Unidos as águas engarrafadas não oferecem garantia de pureza – imagina em outros países menos desenvolvidos?
Mais da metade do nosso corpo é composto por água, ou seja, a falta de uma hidratação correta ou mesmo a desidratação compromete a função de muitos sistemas importantes do organismo e podem desencadear muito mais do que apenas a sensação de sede.
Algumas curiosidades a respeito da água:
- O corpo pode durar até seis semanas sem comida, mas apenas uma semana sem água
- A pele seca ou com comichão, bem como as dores de cabeça podem ser sinais de desidratação
- Quando você está dormindo, perde tanto ou mais água do que quando está acordado.
- Você precisa de muita água tanto no tempo frio como no tempo quente.
- Beber refrigerante é realmente contraproducente – qualquer bebida com cafeína é desidratante. Para os que tomam muito café, um pequeno alerta!
E como a água afeta diretamente nossa saúde? Confira alguns benefícios que te farão mudar de hábito e a partir de hoje tomar mais água:
Intestino regulado
A água é fundamental para o sistema digestivo, estando diretamente ligada à digestão, absorção e excreção correta dos alimentos. Quando ingerimos a quantidade certa de água, a absorção de nutrientes é otimizada, mas também as fezes ficam mais hidratadas e volumosas, facilitando a movimentação natural do corpo para expulsá-las durante o processo digestivo.
Pele
Beber água corretamente ajuda a retardar o envelhecimento da pele porque as proteínas importantes para a produção de colágeno, e outros nutrientes, serão corretamente absorvidas pelo intestino.
Por outro lado, um intestino desidratado está desequilibrado e sem sua total capacidade de filtrar agentes inflamatórios e toxinas.
Imunidade
Resfriados e infecções acontecem muito menos em organismos hidratados. Isso acontece porque a água traz fluidez para as secreções orofaríngeas, respiratórias altas e pulmonares, dificultando a invasão de vírus, outros microorganismos e toxinas, além de ajudar a eliminá-los com mais facilidade, evitando que nos causem enfermidades.
Bem-estar e o sono
A serotonina e a melatonina, dois neurotransmissores envolvidos na sensação de bem-estar e regulação do sono, são essenciais para termos qualidade de vida. Esses hormônios são produzidos principalmente no sistema nervoso central, a partir do triptofano que é um dos aminoácidos essenciais, isto é, não são produzidos pelo organismo, mas sim absorvidos dos nutrientes ingeridos.
E quem faz uma correta absorção? O intestino, que, por sua vez, precisa estar hidratado e equilibrado para absorvê-los de maneira correta. Beber a quantidade ideal de água vai incentivar a microbiota intestinal a auxiliar na absorção de nutrientes, e indiretamente na produção desses neurotransmissores e melhorar a qualidade do seu sono e humor.
Boa memória
O cérebro depende do sangue para receber nutrientes, o que está diretamente relacionado com a quantidade de água que ingerimos. Mas não é somente isso, o cérebro também depende da água para realizar suas reações químicas, produção de neurotransmissores e diversas funções, entre as quais está a formação das memórias.
- Beba pelo menos seis copos de água por dia. Isso garantirá níveis razoavelmente seguros que te deixarão hidratados.
- Não espere até ter sede para beber água. No momento em que você sentir sede, você provavelmente já perdeu duas ou mais xícaras de sua água corporal total.
- Beba muita água durante todo o dia. Conveniência é uma obrigação, então leve uma garrafa com você enquanto dirige, trabalha, malha, e está na praia! Se encontrar tempo para beber água é um problema, essa é uma boa dica. Mantenha uma garrafa sempre perto de você.
- Não substitua água por cafés, chás e refrigerantes com cafeína. A cafeína age como um diurético, fazendo com que você perca água com o aumento da micção. As bebidas alcoólicas têm um efeito semelhante.
- Depois de começar a se exercitar, não pare de beber utilizando a tática de beber em intervalos frequentes.
- Não subestime a quantidade de fluidos perdidos pela transpiração. Você precisa beber duas xícaras de água para cada quilo perdido após um treino.
- Comece e termine o seu dia com uma porção de água. Seu corpo perde água enquanto você dorme, então beba pelo menos um copo de água antes de ir para a cama e novamente quando se acordar.
Divirta-se no verão e em qualquer época do ano, mas sem esquecer da hidratação! Já tomou quantos copos d’água hoje?
Facebook Comments