Por Isabela Jordão
Derivada dos filmes da franquia “Karate Kid”, a série “Cobra Kai estreou sua terceira temporada no primeiro dia de 2021, na Netflix. Sucesso no Brasil e no mundo desde que foi adquirida pela Netflix, o programa inicialmente pertencia ao Youtube Red, extinto serviço de streaming do YouTube, e aborda a rivalidade entre Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) 34 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme.
A trama se inicia apresentando o outro lado da história, isto é, a versão do então antagonista, Johnny. Logo, ele e o famoso mocinho, Daniel, são mostrados com suas qualidades e defeitos, em uma narrativa que mistura os elementos clássicos dos anos 80 e da geração atual de adolescentes. Tudo regado a muito karatê, com direito a golpes, treinos, lutas e uma disputa filosófica sobre qual seria o objetivo da arte marcial em questão.
Contudo, o cenário da série também é muito interessante: Los Angeles. Ainda que a cidade não seja a protagonista da história, as características do lugar exercem um papel distintivo para compor a narrativa. As diferenças sociais entre Reseda e Encino são cruciais para entender o efeito de certos diálogos, assim como o alto valor do aluguel de imóveis e os acampamentos de moradores em situação de rua possuem efeito nas cenas. Os brazucas que moram no Estado Dourado podem muito bem se identificar com o imigrante equatoriano Miguel Diaz ou com a situação de outros personagens durante a série.
Karatê na Califórnia com os personagens que marcaram os anos 80? O que poderia ser melhor? Sem dúvida, uma excelente opção para a primeira maratona de seriados do ano!
Facebook Comments