Por Laís Oliveira
Após as Olimpíadas de Tóquio e de Paris chegarem ao fim, uma das sedes dos próximos eventos inclui Los Angeles, em 2028. O Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia definido anos atrás por Paris como sede em 2024, assim como a cidade dos anjos em 2028. Recentemente definiu também que Brisbane, na Austrália, sediará as Olimpíadas em 2032.
Os Jogos Olímpicos em Los Angeles terão início em 14 de julho e se estenderão até 30 do mesmo mês. Já os Jogos Paralímpicos começarão em 15 de agosto e se encerrarão 15 dias depois. Inicialmente, Los Angeles e Paris concorriam para sediar a próxima edição das Olimpíadas, mas em comum acordo, os norte-americanos aceitaram que os franceses realizassem o evento em 2024 para serem a sede de 2028.
Além da cidade-sede, o Comitê Olímpico Internacional já definiu a data para a edição das Olimpíadas em 2028 em Los Angeles. Será de 21 de julho a 6 de agosto, mas ainda não se sabe muito sobre estádios e locais específicos. Para o futebol, a previsão é de que os locais devem estar situados na área metropolitana de L.A e em outras cidades da Califórnia.
É responsabilidade do comitê organizador escolher entre quatro a seis locais para sediar o megaevento internacional. De acordo com o site oficial do comitê organizador local, oito locais estão sendo considerados. No condado de Los Angeles, os certos seriam o Memorial Coliseum no Exposition Park, próximo ao centro da cidade; o ultra moderno moderno So-Fi Stadium, em Inglewood, e o Rose Bowl em Pasadena – que recebeu a final e viu o Brasil ser tetracampeão mundial de futebol em 1994.
O Comitê Organizador Olímpico, Casey Wasserman, havia proposto, ainda em 2017, o uso do novo SoFi Stadium e o histórico Los Angeles Memorial Coliseum durante as cerimônias de abertura e encerramento. O comitê ainda propôs a realização de um segmento da cerimônia de abertura no Coliseum, incluindo o lançamento da etapa final do revezamento da tocha. Até o momento, mais de 80 locais para os eventos já foram anunciados em Los Angeles, sendo a maioria em locais já existentes, distribuídos em “parques esportivos” em várias áreas da Grande Los Angeles.
Será a quinta edição dos Jogos Olímpicos sediada nos Estados Unidos e a terceira sediada em Los Angeles após 1932 e 1984. Os Jogos de 1984 foram boicotados por um total de 14 países do Bloco Oriental, incluindo a União Soviética e a Alemanha Oriental, em resposta ao boicote liderado pelos americanos aos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, em protesto contra a invasão soviética do Afeganistão. A Romênia foi o único estado do Bloco de Leste que optou por participar das olimpíadas em Los Angeles.
Los Angeles também será a terceira cidade a sediar três edições dos Jogos, depois de Londres (1908, 1948 e 2012) e Paris (1900, 1924 e 2024). Na última edição das Olimpíadas sediada em Los Angeles, em 1984, o Brasil conquistou oito medalhas no total. O atleta Joaquim Cruz garantiu o único ouro brasileiro na edição, nos 800m rasos do atletismo.
Já os EUA, país sede, conquistou 174 medalhas, sendo 83 de ouro. A Romênia foi o único estado do Bloco de Leste que optou por participar dos Jogos. Albânia, Irã e Líbia também optaram por boicotar os jogos por motivos não relacionados. Apesar do boicote em 1984, 140 Comitês Olímpicos Nacionais participaram, um número recorde na época. Os Estados Unidos ganharam o maior número de medalhas de ouro no geral, seguidos pela Romênia e Alemanha Ocidental.
Facebook Comments