Após os testes de uma vacina contra a covid-19 terem sido suspensos na última semana, veio a boa notícia: os testes serão retomados, inclusive no Brasil. A vacina, da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca, está sendo testa em cinco mil brasileiros, muitos deles profissionais de saúde da linha de frente.
Quanto às reações, os testes mostram que duram poucos dias e vão embora. Também são comuns reações desse tipo até em vacinas comerciais, que já são usadas em larga escala. Porém, nessa semana o mundo parou para observar uma possível reação muito mais séria.
Segundo o site americano ‘STAT’, especializado em medicina, o principal executivo do laboratório AstraZeneca disse, numa reunião com investidores, que uma voluntária que tomou a vacina na Inglaterra desenvolveu um quadro compatível com uma doença neurológica: mielite transversa. Por isso houve a paralisação temporária nos testes.
Porém, os testes serão retomados seguindo as recomendações do comitê independente de revisão de segurança e do regulador britânico, o MHRA. É importante ressaltar que não se pode divulgar informações médicas sobre a doença por razões de confidencialidade dos participantes.
Eles ainda afirmam que esse tipo de pausa é normal em estudos de vacinas como esse. “18 mil pessoas receberam vacinas de estudo ao redor do mundo. É natural que alguns participantes tenham reações adversas. Todos os casos devem ser avaliados com cuidado para garantir a segurança do processo”, disse o texto.