Na quinta-feira (14), um estudante de ensino médio abriu fogo na escola Saugus, em Santa Clarita, na Califórnia, no dia de seu 16º aniversário. Ao menos seis pessoas foram feridas e, até agora, duas morreram, uma adolescente de 16 anos e um adolescente de 14.
A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva por Kent Wengerer, do departamento de polícia de Los Angeles. Segundo ele, o adolescente também seria aluno da escola Saugus, onde aconteceu o ataque.
Wengerer afirmou que o tiroteio aconteceu em uma área externa do colégio e que imagens das câmeras de segurança mostram que o aluno usou uma pistola semiautomática calibre 45 para atirar em 5 adolescentes e depois contra a própria cabeça. A arma foi encontrada no local. Todos os feridos foram levados para hospitais da região.
O autor dos disparos também foi internado em estado grave e está sob custódia da polícia. Os oficiais também já estiveram na casa do adolescente para coletar provas. Dos seis feridos relatados pelo corpo de bombeiros, um permanece em estado crítico. O xerife do condado de Los Angeles, Alex Villanueva, disse em conferência de imprensa, ainda na quinta-feira, que todas as vítimas eram são estudantes.
Sobre o atirador, sabe-se que ele era membro do corpo discente e realizou o ataque no dia de seu aniversário, quando completava 16 anos. O departamento do xerife disse também que ele tentou se suicidar nas dependências da escola e que foi levado a um hospital de emergência e em estado grave.
Um mandado de busca foi realizado na casa do atacante, enquanto investigadores trabalham para determinar o que poderia ter levado ao tiroteio trágico. As autoridades dizem que ele estava carregando uma pistola semi-automática de calibre 45 e usou a última munição para tentar tirar a própria vida com um tiro na cabeça.
Oito horas após a tragédia, o presidente Donald Trump falou sobre o tiroteio por meio de um tweet: “Continuamos a monitorar os terríveis eventos na Saugus High School, em Santa Clarita, Califórnia, por meio de nossas comunicações contínuas com autoridades locais, estaduais e federais “, afirmou. “Enviamos nossas mais profundas condolências às famílias e amigos dos tragicamente perdidos e rezamos pela rápida recuperação dos feridos”. O prefeito de Los Angeles, Eric Garcet, e o governador Gavin Newsom também expressaram tristeza e preocupação enquanto enviaram condolências aos pais das vítimas.
O superintendente do distrito escolar de Hart, Mike Kuhlman, do qual faz parte a Saugus High School de Santa Clarita, informou que todas as escolas do distrito estarão fechadas nesta sexta-feira (15) por respeito às vítimas e suas famílias após o trágico tiroteio. Além disso, Mike Kuhlman disse que os conselheiros distritais estarão à disposição para servir e orientar os necessitados. “Queremos dar aos alunos e funcionários a oportunidade de se unirem para processar seus sentimentos com os conselheiros, com seus professores e entre si”, escreveu ele em uma carta aberta publicada na página da escola Saugus.
O incidente marcou mais um tiroteio em escolas nos EUA, onde ataques com arma de fogo intensificaram, nos últimos anos, o debate sobre o controle de armas e o direito constitucional de cidadãos em manter e portar armas.