Por Lindenberg Junior

Image Brazilian Footprints LA Collagen Upgraded e1747869204190A comunidade brasileira em Los Angeles começou a se estabelecer no final dos anos 80, quando já existiam milhares de brasileiros atraídos pelo clima agradável, as praias, a cultura do surf e do skate, e, claro, Hollywood — e muitos também pelo sucesso musical da estrela dos anos 90, Lulu Santos, na música “Garoto, eu vou para Califórnia, vou ser artista de cinema… meu destino é ser superstar…”

Naquela época, sem internet, uma ligação para o Brasil custava mais de US$1 por minuto e havia poucas opções para comprar produtos brasileiros em Los Angeles ou no Sul da Califórnia. Era preciso trazer do Brasil ou pedir para familiares enviarem pelos correios ou por amigos que viessem ao país. Farinha de mandioca torrada para fazer farofa e azeite de dendê para preparar moqueca, entre outros produtos típicos, eram considerados artigos de luxo, já que não encontrávamos facilmente aqui.

  • Mercados Brasileiros

A partir dos anos 90, essa realidade começou a mudar gradualmente. Após 2000, inaugurou-se o Kitanda Brazilian Market em Sherman Oaks (fechado anos depois) e o Supermercado Brasil em Culver City. Alguns anos mais tarde, abriram a Hi Brazil Boutique em Redondo Beach e o Brazil Mania em Torrance. A partir de 2005, mercados latinos passaram a incluir produtos brasileiros em suas prateleiras, como El Mambi em Glendale, El Camaguey em Culver City, Continental Gourmet em Hawthorne e Lomita (com mais três unidades), Carniceria Argentina em North Hollywood, e Latimex Market em Chino (ao leste de L.A). Alguns desses mercados latino-americanos oferecem até cerveja e cortes de carne ao estilo brasileiro, como a famosa “picanha”.

  • Restaurantes
Image Brazilian Footprints LA Cafe Brasil Original Located on Venice Blvd in Culver City

O primeiro e original Cafe Brasil foi estabelecido durante anos na Venice Blvd, esquina da Westwood Blvd em Culver City e foi o primeiro restaurante brasileiro em L.A.

Também no início dos anos 90, surgiram os primeiros restaurantes brasileiros em L.A. O pioneiro do “All You Can Eat” foi o Brazil by the Bay em Torrance, enquanto o Café Brasil em Culver City abriu caminho para o serviço à la carte. Hoje, há uma diversidade de restaurantes brasileiros, com destaque para as churrascarias, como o Fogo de Chão, com várias unidades. Um exemplo de pioneirismo é o Pampas Grill, no icônico Farmer’s Market, que popularizou o churrasco “pago por peso” e, com o sucesso, abriu uma segunda unidade em Culver City. Também merecem destaque o Bossa Nova (várias unidades) e o Silvio’s Brazilian BBQ, que inovaram ao criar uma fusão entre a culinária americana e brasileira. O chef Silvio Corrêa esteve à frente do restaurante em Hermosa Beach por anos, incorporando a vibração da cultura do surf californiano. Mais recentemente, o restaurante mudou de proprietário e de nome para Panelas HB.

  • A Capoeira

A capoeira, arte marcial brasileira, é uma expressão forte da nossa cultura e em Los Angeles não é diferente. Muitas técnicas da capoeira apareceram no filme Mulher-Gato (Catwoman), onde a atriz Halle Berry aprendeu movimentos tradicionais para realizar cenas impactantes. O mestre Boneco, do grupo Capoeira Brasil em Culver City e treinador particular da atriz, destaca: “É muito empolgante ver a capoeira fluindo na cultura americana”. Além do Capoeira Brasil, um dos grupos mais tradicionais da cidade é o Capoeira Batuque, também em Culver City. Fundado pelo mestre Amen Santo, pioneiro na capoeira em L.A, que foi um dos primeiros a abrir conexões com Hollywood. No filme Only the Strong, com Jean Claude Van Damme, a participação do mestre Amen representou a capoeira e o Brasil. Atualmente, existem diversos grupos de capoeira espalhados pelo condado de Los Angeles.

  • O Jiu-Jitsu

Image Brazilian Footprints LA Rorion Gracie at Gracie Academy Founded in Torrance in 1989

O Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) ganhou fama mundial pela família Gracie, que durante anos esteve estabelecida em L.A e foi uma das primeiras a introduzir suas técnicas na América do Norte. Produtores de Hollywood reconheceram o potencial do esporte, usando técnicas de Jiu-Jitsu para coreografar cenas de luta, como na cena final de Máquina Mortífera (Lethal Weapon) com Mel Gibson. Celebridades como Chuck Norris, Vin Diesel e Guy Ritchie praticam Jiu-Jitsu Brasileiro. A cidade conta com muitas academias, além do Museu do Jiu-Jitsu Brasileiro na Gracie Academy em Torrance, fundado por Rorion Gracie, filho do lendário mestre Helio Gracie.

  • Futebol Brasileiro

Como o futebol é uma paixão nacional, destacamos um fato interessante: em 1979, um grupo de brasileiros iniciou um jogo semanal de futebol por diversão aos sábados no Glendale College. Após seis anos, a partida mudou para Pasadena High School. Durante esse período, estrelas do futebol brasileiro como Pelé, Jairzinho, Marinho Chagas, Paulo César Caju e Júnior, todos ex-jogadores profissionais, visitaram esses encontros em L.A., ressaltando sua importância crescente. Essa tradição segue viva até 2025, graças a Almir Santer (um dos fundadores) e outros brasileiros que organizam “peladas” (jogos informais) com churrasco aos sábados à tarde. Em 2025, a partida ocorreu em Culver City e o churrasco na Mothers Beach, em Marina Del Rey.

  • Surf, Skate e Cultura Praiana

No Brasil, lazer e esporte caminham juntos. A paixão pela cultura praiana, vôlei de praia, frescobol, bronzeamento e relaxamento atrai brasileiros que se reúnem em Redondo Beach e Hermosa Beach, assim como faziam nos anos 90 próximo ao píer de Venice Beach. O surf e o skate também são paixões para muitos, e alguns dos maiores profissionais e empreendedores brasileiros nessas áreas vivem em L.A. e Orange County.

  • Música e Dança Brasileiras
Image Brazilian Footprints LA Zabumba Bar and Restaurant

As noites de sábado do Zabumba marcaram uma geração durante mais de 20 anos e foram palco de vários músicos que chegaram a L.A. nos anos 90 e 2000

A música brasileira em Los Angeles tem seu espaço em dois programas de rádio apresentados por Sergio Mielniczenko: o “Brazilian Hour” e o “Global Village”, às sextas-feiras na KPFK 90.7 FM. A cidade abriga músicos brasileiros renomados como o internacionalmente reconhecido Sergio Mendes (falecido em 2024), o percussionista Airto Moreira e sua esposa Flora Purim. Moreira comenta: “com o trânsito intenso, tudo parece longe e estou sempre atrasado”. Para ele, a beleza da cidade está nos diversos cânions que ligam o Vale à costa e na paisagem natural.

Há muitos músicos brasileiros talentosos em L.A., e você pode encontrar mais de 60 deles AQUI. Alguns são pioneiros que chegaram a L.A. nas décadas de 80 e 90, como Lula Almeida, Luisinho do Samba, Katia Moraes, Sonia Santos, Ana Gazola, Flávio Ribeiro e Kleber Jorge. Não poderíamos deixar de mencionar as antigas noites brasileiras de sábado no restaurante e bar Zabumba, na Venice Blvd em Culver City, e as noites de samba às sextas-feiras no Café Danza, lideradas pelo carioca Luisinho do Samba, que marcaram uma geração brasileira por quase duas décadas.

Para quem deseja aprender samba, se divertir ou aprimorar habilidades, há excelentes opções desde os anos 80, incluindo dançarinas de samba pioneiras que participaram do Carnaval Brasileiro anual no Palladium e em outros locais, como Marisa Alyrio, Christiane Calill, Valéria Trindade, Katia Neves e Jonia Queen.

  • Fé Brasileira

Image Brazilian Footprints LA Brazilian Footprints in Los AngelesGrande parte da expressão cultural brasileira está ligada à forte religiosidade do povo. Em Los Angeles, há inúmeras comunidades religiosas espalhadas pela cidade, incluindo igrejas evangélicas (batistas, metodistas, assembleia de Deus e adventistas), um centro espírita e até um terreiro de umbanda. Essas comunidades promovem o bem-estar e o conforto social dos brasileiros, reduzindo o isolamento cultural e fortalecendo os laços espirituais e sociais.

  • Mídia Brasileira

Quem viveu em Los Angeles nos anos 2000 acompanhou o surgimento da revista Brazil Explore, de Marcelo Gomes, e, menos de dois anos depois, o nascimento da Soul Brasil, no verão californiano de 2002. Para mais informações sobre a história da Soul Brasil, clique AQUI.

  • Carreira e Profissões

A diversidade de profissionais brasileiros tem se tornado cada vez mais evidente. Além de babás e motoristas, é comum encontrar cabeleireiros, personal trainers, promotores de eventos, corretores de imóveis, agentes de viagem e seguros, advogados, psicólogos, dentistas, médicos, terapeutas, artistas e muitos profissionais do cinema, como atores e cineastas.

Image Brazilian Footprints LA Artist and Ceramist Sandra Zebu Lives in Los Angeles Since Late 80s Upgraded

A artista e ceramista Sandra Zebi vive em Los Angeles desde finais dos anos 80

“O clima desértico, com dias quentes e noites frescas, a possibilidade de estar perto de praias, montanhas e parques, a beleza e diversidade das pessoas e o ambiente cosmopolita atraem muitos brasileiros e pessoas do mundo todo”, afirma Bakari Santos, artista, artesão e promotor conhecido entre os brasileiros da Califórnia, que chegou a L.A. nos anos 80. Outros artistas brasileiros que chegaram em L.A. nas décadas de 80 e 90 incluem Sandra Zebi e Rose Lobo.

Há também muitos jovens talentos brasileiros-americanos nascidos em L.A., que devem ajudar a fortalecer a “marca Brasil” no futuro. Vladimir Bellemo, veterano e pioneiro no mercado imobiliário, ressalta: “Infelizmente, a especulação imobiliária fez com que aluguéis e imóveis em Los Angeles disparassem, mas isso é natural, como acontece em cidades como Nova York e São Francisco.”

  • Dia do Brasil em L.A. e a Embaixadora Thereza Quintella

Em uma conversa no Consulado Geral do Brasil em L.A., em 2007, com a então embaixadora Thereza Maria M. Quintella, ela destacou sua experiência consular em Londres, Moscou e Rio de Janeiro, e seu trabalho em Los Angeles. Ela mencionou com entusiasmo a boa imagem do Brasil entre os americanos: “Vejo uma reação muito positiva quando alguém diz ser brasileiro”. A embaixadora destacou ainda o crescimento do interesse por Brasil e cultura na cidade, sugerindo que companhias aéreas ofereçam mais voos diretos entre L.A. e o Brasil.

Image Brazilian Footprints LA Ambassador Thereza Maria Quintella Upgraded

A embaixadora brasileira Thereza Quintella esteve à frente do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles entre 2005 e 2008

Ela também apontou os melhores e piores aspectos de viver em L.A.: “O melhor é morar em uma cidade com predominância de casas, e o clima fantástico! O pior é o trânsito caótico diário.” Embaixadora Quintella foi a idealizadora do primeiro Brazilian Day em Los Angeles, celebrado em setembro, mês da independência brasileira. O evento pioneiro na Costa Oeste dos EUA ocorreu por seis anos consecutivos, mas foi suspenso em função da crise econômica no Brasil e cortes nos fundos governamentais. Felizmente, o Dia do Brasil em L.A. está previsto para retornar em 2025.

Após a pandemia de Covid-19, o interesse dos brasileiros em viver em Los Angeles cresceu significativamente, incluindo aqueles que já residiam em outros estados americanos, como Flórida e Massachusetts. Em 2025, estima-se, ainda que não oficialmente, que mais de 70 mil brasileiros vivam no Condado de Los Angeles.

FAQ – Comunidade Brasileira em Los Angeles

Q1: Quando começou a comunidade brasileira em Los Angeles?
A comunidade começou no final dos anos 80, atraída pelo clima, praias, Hollywood e a cultura do surf e skate.

Existem mercados brasileiros em Los Angeles?
Sim. Desde os anos 90 surgiram mercados como o Supermercado Brasil em Culver City e o Brazil Mania em Torrance. Muitos mercados latinos também vendem produtos brasileiros como picanha e farofa.

Quais são os restaurantes brasileiros mais famosos em Los Angeles?
Entre os mais conhecidos estão Café Brasil, Pampas Grill, Bossa Nova, Fogo de Chão e Silvio’s Brazilian BBQ (atual Panelas HB).

A capoeira é praticada em Los Angeles?
Sim. Grupos como Capoeira Brasil e Capoeira Batuque atuam na cidade, levando a arte para filmes de Hollywood como Catwoman e Only the Strong.

O Jiu-Jitsu Brasileiro é popular em Los Angeles?
Muito. A família Gracie fundou a Gracie Academy em Torrance, onde funciona o Museu do Jiu-Jitsu Brasileiro.

Existe música e dança brasileira em Los Angeles?
Sim. Casas como Zabumba e Café Danza marcaram época, e músicos como Sergio Mendes, Airto Moreira e Flora Purim levaram a música brasileira para LA.

Há igrejas brasileiras em Los Angeles?
Sim. Existem igrejas evangélicas, católicas, centros espíritas e até terreiros de umbanda.

Quantos brasileiros vivem em Los Angeles?
Em 2025, estima-se que mais de 70 mil brasileiros vivam no Condado de Los Angeles.