Se infelizmente você foi demitido no ano passado, ou mesmo decidiu que aquele trabalho não era mais para você e agora está procurando um novo emprego nesse ano que começa, saiba que o mercado está bem concorrido e é importante estar sempre à frente e atualizado.
Fazer um bom currículo e ter a visão de que área seguir profissionalmente é fundamental para conseguir um emprego este ano. Então é hora de pensar em suas habilidades, se reciclar fazendo novos cursos, aprender a lidar com entrevistas de emprego e atualizar aquele currículo que estava parado há algum tempo.
Confira cinco dicas que vão te ajudar a conseguir seu próximo emprego:
- Crie um ótimo currículo
Há uma linha tênue entre fazer um currículo padrão e de acordo com as normas que os empregadores buscam no processo de contratação e um currículo que se destaca e chama a atenção de empresas. Se você unir o padrão, ou seja, o esperado, a algumas particularidades, vai sair na frente.
Aqui estão as noções básicas para o formato do seu currículo:
- Faça com que seu tamanho não ultrapasse uma página inteira ou uma página e meia no máximo, com muito espaço em branco.
- Um currículo online tem o diferencial de poder incluir hiperlinks para seu portfólio ou outras amostras de trabalhos seus.
- Caso seja online, envie sempre no formato PDF.
- Evite fontes diferentes e fique com as clássicas Arial, Times Roman ou Cambria.
O Conteúdo do seu currículo
Juntamente com as informações básicas de contato, educação, habilidades e experiência de trabalho, inclua o seguinte:
- Use palavras-chave em seu currículo, por exemplo, na descrição do emprego em sua experiência de trabalho. Mas use apenas palavras que se encaixem logicamente. Não coloque todas as palavras-chave que achar em seu currículo.
- Honras acadêmicas ou profissionais.
- Habilidades adicionais de software e hardware, certificações ou outros treinamentos.
- Hobbies interessantes, trabalho voluntário ou organizações pelas quais passou.
- A dica final e mais importante: Reveja. Revise. Chame um amigo para revisar. Peça a outro amigo para revisar. Em seguida, revise novamente.
- Escreva uma ótima carta de apresentação
Após terminar o currículo vem aquela temida carta de apresentação. Nela você precisa dizer porque seria o melhor funcionário da emprega, colega de equipe, como você é enquanto pessoa e profissional, enfim, se elogiar e vender seu peixe.
Para te ajudar, aqui estão algumas dicas básicas de como escrever uma carta de apresentação:
- Nunca escreva “Prezado Senhor ou Senhora”. Tente encontrar o nome do gerente de contratação ou abra a carta com “Prezada equipe de recursos humanos”.
- Mantenha tudo em uma página ou menos.
- Ofereça detalhes sobre o que você gosta na empresa e na posição cuja vaga está aberta. Leia sobre o empregador para encontrar algum diferencial sobre ele.
- Exponha sua experiência e habilidades sem parecer um fanfarrão. Esta é uma linha tênue, mas é muito factível. Ao invés de usar “Eu sei mais sobre X do que qualquer um ao redor”, tente “Sei que meus três anos de experiência em X me dão a base para ser uma parte importante de sua equipe”.
- Encontre um valor ou experiência anterior que você tenha que se alinhe ao crescimento ou filosofia desta empresa.
- Fale sobre os próximos passos da contratação, como aguardar uma ligação ou e-mail, agendar uma entrevista ou fazer uma chamada de vídeo.
- Domine uma entrevista com uma webcam
Na era do trabalho remoto, o processo de entrevista também é cada vez mais remoto. Infelizmente, os empregadores descobriram que podem avaliar 20, 30 ou 50 candidatos sem dedicar uma pessoa real à tarefa, ou seja, muitas empresas utilizam robôs, inteligência artificial, para este trabalho.
Portanto, você precisará de algumas dicas de entrevista em vídeo para sua reunião com um robô. Usando inteligência artificial, ele avaliará sua linguagem corporal e contato visual, além de respostas a perguntas escritas ou orais.
Faça uma lista com antecedência de frases como “jogador de equipe” ou habilidades usadas no anúncio de emprego e certifique-se de usá-las em suas respostas. Exemplo: Se o trabalho exigir três anos de experiência, use a frase “três anos” ou “mais de três anos” em suas respostas.
- Lembre-se de agradecer
Esse detalhe é super importante! Ser grato é uma cortesia comum que os empregadores não apenas percebem, mas também esperam. Se você se encontrar com uma pessoa real online ou pessoalmente, certifique-se de conseguir o endereço de e-mail dela para poder enviar um e-mail de agradecimento por seu tempo e consideração em te colocar no processo de seleção.
Esta é mais uma oportunidade de se diferenciar dos outros. Reitere os pontos que você fez em sua entrevista que pode dizer que foram bons com: “Como falamos anteriormente, eu adicionaria X à sua equipe” ou “Eu tenho um grande interesse e experiência com seu último empreendimento, X”. Você também pode incluir mais um exemplo de seu trabalho que você não enviou antes, mas percebeu durante a entrevista que seria útil.
- Continue acompanhando
Não se sinta mal se quiser ficar acompanhando o processo de contratação após seu e-mail de agradecimento. Certifique-se de perguntar sobre o prazo de contratação durante sua entrevista, assim você pode consultar o prazo e saber quem foi contratado.. A maioria dos empregadores leva mais tempo do que o esperado, então é provável que você não seja convocado no tempo previsto. E, infelizmente, hoje em dia cada vez menos empresas informam caso você não tenha sido o escolhido para a vaga.
Portanto, algumas semanas após sua entrevista, não há problema algum em enviar um e-mail casual para verificar se há atualizações sobre o processo. Ao decidir como fazer o acompanhamento após uma entrevista, lembre-se de manter as coisas casuais, não exigentes, respeitosas e autoconfiantes. Ninguém quer contratar um candidato que pareça impaciente, desesperado ou passivo-agressivo.
Boa sorte!