Nesta sexta-feira (10), começa a valer, no condado de Los Angeles, o uso obrigatório de máscaras faciais para quem trabalha ou frequenta negócios essenciais. A medida foi anunciada na terça-feira (07) pelo prefeito Eric Garcetti que reiterou que as empresas podem, inclusive, negar serviços a pessoas que não estiverem usando a proteção facial. O objetivo é limitar o número infecções por coronavírus.
“Estou emitindo uma ordem de proteção ao trabalhador: a partir desta sexta-feira, 10 de abril, funcionários e clientes de muitas empresas não médicas essenciais, como supermercados e outros negócios, deverão usar máscaras para cuidar de quem cuida de nós”, disse Garcetti. A medida entrou em vigor hoje (10).
Usar uma máscara de pano faz parte das novas recomendações descritas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para evitar a disseminação do coronavírus, e apresentadas nesta sexta-feira (10), durante uma conferência de imprensa da Casa Branca.
Essas recomendações foram dadas após a descoberta de novas evidências de pesquisas sobre transmissão do covid-19. Esses estudos demonstraram que pessoas assintomáticas são transmissoras do coronavírus. “Isso significa que o vírus pode se espalhar entre pessoas que estão interagindo muito próximas umas das outras, por exemplo, conversando, tossindo ou espirrando, mesmo que essas pessoas não apresentem sintomas”, segundo o comunicado do CDC.
Durante a conferência de imprensa, o prefeito Garcetti indicou que os empresários de negócios essenciais devem fornecer máscaras aos funcionários ou reembolsá-los pelas despesas de compra desses itens. Confira a lista de tipos de estabelecimentos que valem a medida:
- Supermercados, mercearias, varejistas de água, bancas de produtos agrícolas, lojas de conveniência, armazéns, bancos de alimentos, mercados de agricultores certificados e outros estabelecimentos de varejo que vendem enlatados, produtos secos, frutas e vegetais frescos;
- Lojas de ferragens e lojas de materiais de construção, encanadores, eletricistas, exterminadores, zeladores, zeladores, motores, carpinteiros, diaristas, jardineiros. Gerentes de propriedades e agentes de leasing, segurança pessoal privada;
- Lavanderias, lavanderias e prestadores de serviços de lavanderia. Restaurantes e estabelecimentos de varejo de alimentos que preparam e oferecem comida aos clientes, mas apenas através do serviço de entrega ou para serem retirados no local de carro;
- Indivíduos e empresas que enviam ou entregam mantimentos, alimentos, bebidas ou mercadorias diretamente para residências ou empresas. Táxis, serviços de carpooling, empresas de aluguel de carros e outros serviços privados, serviços de transporte. Hotéis, motéis e unidades de aluguel compartilhado;
- Além disso, Garcetti relatou a iniciativa LA Protects que busca trabalhar com fabricantes locais para produzir cinco milhões de máscaras não médicas, que podem ser usadas por trabalhadores do setor, funcionários, que não sejam médicos, em hospitais e pacientes em toda a cidade de Los Angeles.
Se você estiver interessado em participar com sua empresa nesta iniciativa, poderá encontrar mais informações na página oficial aqui.
Oficiais do condado de L.A fizeram recentemente várias visitas a centenas de empresas não essenciais que continuavam a operar e o resultado foi o fechamento dos estabelecimentos. Essas visitas fazem parte do programa “Business Ambassadors”, promovido pelo procurador de Los Angeles Mike Feuer, que visa garantir que negócios não essenciais que permaneçam abertos sejam fechados. O programa possui um sistema para que qualquer pessoa denuncie quem descumpra a ordem.
Ainda na terça-feira (7), o condado de San Bernardino também anunciou o uso obrigatório de máscaras e multa de US$1000 para os que não obedecerem, além de consequências – como multas e possíveis fechamentos de portas – para os donos de negócios que não seguirem as novas regras.
Em Riverside County, até a data desta matéria (10 de abril), segundo o xerife do condado, não haveria multas para quem não usasse máscara, mas o condado recomenda fortemente o uso para proteção de toda a comunidade. Em San Digeo a recomendação é a esma.
Já em Orange County, as autoridades de saúde pública emitiram na quinta-feira (09), uma recomendação “encorajando fortemente” os funcionários de empresas abertas durante a pandemia a usar máscaras durante o expediente. O condado já havia sugerido anteriormente que os residentes usassem algum tipo de cobertura facial em público, mas as autoridades continuam pedindo aos residentes que não comprem máscaras do tipo N95 tampouco as cirúrgicas, que são escassas entre os profissionais de saúde.