Joinville é a maior e mais rica cidade de Santa Catarina, mas não é a capital do estado. Os primeiros habitantes de Joinville foram os índios nativos e os colonizadores portugueses, mas logo depois vieram os imigrantes alemães, suíços e noruegueses. A cidade se destaca como forte potência industrial. O turismo de negócios é muito forte e, nos anos 90, a cidade começou a ganhar bastante destaque na realização de eventos.
A cidade é grande e desenvolvida, mas mantém características de lugares menores. Sua gente é acolhedora e os cenários locais são bem verdes, com vastas áreas de Mata Atlântica muito bem preservadas. Conhecida por muitos pelos títulos de “Cidade dos Príncipes” e “Cidade das Flores” — a cidade acolhe o famoso festival anual das flores. O interior permite uma grande variedade de experiências, além do contato direto com a vida no campo.
Além da vocação industrial, Joinville se destaca nas áreas de artes e cultura. O Festival de Dança de Joinville também atrai muitos turistas à cidade por ser reconhecido como o maior do mundo. As apresentações incluem danças populares, ballet clássico, sapateado, jazz, entre outros. Além disso, a cidade conta com uma filial da Escola de Teatro Bolshoi, a única fora da Rússia, que se destaca na formação de bailarinos, e também sedia um festival de música instrumental, o Festival de Jazz de Joinville.
Joinville também reúne elementos modernos à tradição da colonização alemã. A “Estrada Bonita”, que, como o próprio nome já diz, é um compêndio de belezas naturais e charme. Com suas casas de madeira, parece uma colônia de imigrantes alemães do século XIX. Lá, você se delicia com um café da manhã colonial reforçado (pães, queijos, doces, doces, conservas e muitas outras iguarias), além de comprar produtos caseiros, como geleias, licores e melaço.
A cidade desenvolve e viabiliza projetos sustentáveis de diversos tipos, relacionados ao ecoturismo. Se você visitar a cidade, não deixe de curtir a paisagem do Mirante do Joinville, localizado no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, região central da cidade. Com 250m de altura, o mirante oferece uma visão de 360 graus. Existe lá uma plataforma de 15m, de onde é impossível não se maravilhar com as belezas da cidade. Definitivamente, uma interessante cidade brasileira com influências europeias, principalmente alemã.