dolar 29102019104138713Os californianos que perderam o emprego devido à pandemia do coronavírus receberão ajuda semanal adicional como parte do pacote de estímulo para combater a crise econômica causada pela covid-19, que já deixou 2,3 milhões de pessoas sem emprego no estado.

O governador Gavin Newson anunciou que, a partir deste domingo (12), os trabalhadores da Califórnia que recebem benefícios de desemprego ganharão US$ 600 adicionais semanalmente, como parte do novo pacote de auxílio lançado pela Lei CARES (Lei de Ajuda, Alívio e Segurança Econômica de Coronavírus), de acordo com a declaração oficial.

“Muitos californianos têm sentido os efeitos negativos dessa crise sanitária e esse benefício adicional é muito importante para nossos trabalhadores, pois eles necessitam de recursos durante esse período difícil”, disse o governador Newsom.

O primeiro pagamento adicional, que cairá neste domingo (12), irá para aqueles que já fizeram sua inscrição e foram aprovados pelo Departamento de Desenvolvimento e Emprego da Califórnia (EDD, em inglês).

A medida foi tomada após um número recorde de pedidos de benefícios de desemprego arquivadas semanalmente no estado. De acordo com o comunicado nas últimas quatro semanas, 2,3 milhões de pessoas solicitaram seguro-desemprego, um número que excede o total do que foi pedido ao longo de 2019.

“Este é um benefício importante que ajudará tanto os californianos desempregados, como nossas pequenas empresas, especialmente os que enfrentam dificuldades financeiras como resultado da crise desencadeada pelo Covid-19”, afirmou o comunicado oficial.

Apesar da lei estar valendo, muitas pessoas relataram dificuldades em entrar em contato com o EDD para obter ajuda e tirar dúvidas, e é por isso que os legisladores estaduais estão pedindo que o horário de serviço da agência seja estendido para responder ao crescente número de solicitações.

Para obter mais informações sobre como solicitar benefícios de seguro-desemprego e o que os requerentes devem saber sobre pagamentos adicionais, visite o site da EDD.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, pediu ao governo do estado para ajudar a estabelecer um fundo local para fornecer ajuda financeira a imigrantes indocumentados na cidade durante a crise do coronavírus. “Estou pedindo ao Estado que ofereça crédito para todos os californianos, independentemente do status de imigração”, disse Garcetti, no dia 8 de março. A juda aos imigrantes é urgente neste período de crise, pois “todos são iguais, tendo ou não documentos oficiais”, complementou.

Fonte: Univision