asian business girl with luggage sitting in bench wait and look partner for flight at airportCom a chegada da nova variante Ômicron e de muitas dúvidas sobre a sua transmissibilidade, o governo americano parece que preferiu tomar a decisão do “melhor prevenir do que remediar” e implementou novas regras para a entrada de viajantes em território americano, incluindo seus próprios cidadãos. As novas regras são obrigatórias para todos os passageiros aéreos com dois anos de idade ou mais embarcando em um voo de um país estrangeiro para os Estados Unidos.

Qualquer viajante de 2 anos ou mais precisará fazer um teste de covid-19, independentemente do status de vacinação ou cidadania, no máximo 24 horas antes de embarcar em um avião para os Estados Unidos. É preciso mostrar o resultado negativo à companhia aérea antes de embarcar.

Se você se recuperou recentemente da covid-10, pode viajar com a documentação que prove que está recuperado, ou seja, o resultado do teste viral de covid-19 positivo em uma amostra coletada não mais do que 90 dias antes da partida do voo de um país estrangeiro e uma carta de um profissional de saúde licenciado ou oficial de saúde pública declarando que você foi autorizado a viajar.

A regra diz claramente que “Todos os passageiros aéreos de 2 anos ou mais com um voo partindo de um país estrangeiro para os EUA às 12h01 EST (hora de Miami, por exemplo) a partir de  6 de dezembro de 2021 devem apresentar um resultado negativo do teste viral de covid-19 realizado no máximo 1 dia antes da viagem, ou documentação de recuperação da doença nos últimos 90 dias, antes do embarque”.

Os passageiros aéreos também deverão confirmar, por meio de um atestado, que as informações apresentadas são verdadeiras. Para obter a lista completa de requisitos e isenções, consulte a página do CDC sobre quarentena (em ingles).

O CDC exige um “teste viral SARS-CoV-2 negativo”, ou seja, um teste de detecção viral para infecção atual, isto é, um teste de amplificação de ácido nucleico [NAAT] ou um teste de antígeno viral.

Novamente, esses requerimentos são exigidos de todos os passageiros, independentemente da situação de vacinação ou país de origem, exceto para aqueles que apresentem documentação de recuperação válido. Se você tem dupla cidadania, tem passaporte americano e brasileiro, e está no Brasil e de volta aos EUA, também precisará seguir essas novas regras que começaam nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro de 2021.

Por ordem do CDC americano, similar à ANVISA no Brasil, as companhias aéreas serão obrigadas a confirmar que cada passageiro de 2 anos ou mais a bordo da aeronave tem documentação de um Teste Qualificado e com data de coleta não mais do que 24h antes da partida do voo (ou primeiro voo em uma série de conexões reservadas no mesmo itinerário) ou Documento de Recuperação válido.

Facebook Comments