O governo dos Estados Unidos anunciou que, até o fim do ano, embaixadas e consulados podem dispensar a realização da entrevista presencial para a emissão de vistos. A medida estará em vigor até 31 de dezembro de 2023, valendo tanto para novas solicitações quanto para renovações.
A dispensa das entrevistas, no entanto, ocorre apenas em casos específicos:
- Primeiro pedido ou renovação do visto H-2, voltado para estrangeiros que vão aos EUA realizar trabalhos temporários e sazonais;
- Visto de estudo e intercâmbio, F, M e J;
- Vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, nos casos em que já tenham recebido um visto americano anteriormente e nunca tenham tido um pedido de entrada nos EUA negado;
- Qualquer renovação de visto, incluindo de negócio e Turismo (B1/B2).
A medida já havia sido adotada no ano passado (*2022) com o objetivo de reduzir o tempo de espera de brasileiros não imigrantes na obtenção de vistos. Em março de 2023, essa espera bateu recordes. Em São Paulo, por exemplo, a espera chegou a 18 meses.
Em Brasília esse número, na mesma epoca, caiu para 15 meses, e em Recife ficou em torno de 13 meses. No Rio a média de espera caiu um pouco, mas ficou em 14 meses. A melhor situação era, na epoca mencionada como base, para quem solicitava o visto americano através do consulado de Porto Alegre, único com menos de 1 ano e com média de 9 meses.
Impactos dos estudantes e trabalhadores temporários nos Estados Unidos
Sobre a determinação, o Departamento de Estado Americano fez uma declaração reconhecendo o impacto positivo das viagens aos Estados Unidos por estudantes estrangeiros e portadores de visto para trabalhos temporários na economia do país. E por conta disso, o governo americano se comprometeu em facilitar as viagens de não imigrantes e reduzir ainda mais o tempo de espera de vistos.
A dispensa da entrevista, contudo, cabe aos funcionários consulares, que poderão exigir que ela seja feita mesmo nos casos elegíveis de isenção, de acordo com as condições de cada posto diplomático. Se recomenda que os candidatos verifiquem os sites das embaixadas e consulados para obterem informações mais atualizadas e detalhadas.
Está precisando de ajuda com informações relacionadas a imigracao nos EUA?. Recomendamos acessar o site da advogada de imigracao Flavia Santos Lloyd e entrar em contato. Inclusive leia aqui uma interessante historia sobre ela, que de ilegal nos Estados Unidos se tornou uma importante advogada de imigracao com escritorios em diversas cidades.