woman planting small tree inside homeÉ fato que a pandemia de Covid-19 trouxe novas realidades para todos. Porém outro fator interessante é que o confinamento também levou muita gente a olhar para a realidade que já existia dentro de casa.

Vivenciando as 24 horas do dia dentro dos mesmos cômodos, pudemos perceber como o ambiente influencia nosso humor e qualidade de vida. Assim, não faltou faxina geral, redecoração e reorganização para tornar os lares cada vez mais aconchegantes — já que cada casa também virou escola, faculdade, escritório ou atelier.

Em meio aos  vírus, lockdowns, máscaras e álcool gel, não sabemos com certeza como será 2021. Contudo, o aprendizado sobre a importância de um ambiente saudável e acolhedor permanece. E a natureza é sua aliada neste projeto, ainda mais nestes tempos onde a urbanização avança. Afinal, se é verdade que as cidades oferecem conforto e comodidade sem igual, também é fato que vidro e concreto não são as paisagens mais encantadoras para se contemplar da janela.

A integração de plantas ao ambiente caseiro, além de proporcionar uma beleza delicada e natural, também beneficia a sua saúde, bem como a de sua família e vizinhos. Confira 8 benefícios de integrar a natureza à sua casa:

  1. Melhora a qualidade do ar: plantas são umidificadores naturais. Filtram o ar e proporcionam mais oxigênio ao ambiente;
  2. Reduz o estresse: a proximidade com plantas diminui os níveis de estresse, o que ajuda a controlar a ansiedade;
  3. Aumenta a produtividade: plantas inspiram a mente e ajudam a aumentar os níveis de concentração;
  4. Estimula a criatividade: as plantas enriquecem visualmente os ambientes, favorecendo no fluxo das atividades;
  5. Decoração natural: além de oferecer diversos benefícios para o corpo, a mente e a alma, os jardins são ótimos elementos de decoração, embelezando os espaços de forma natural;
  6. Reduz a temperatura: com jardins verticais, hortas e telhados verdes, por exemplo, é possível reduzir a temperatura interna da casa e, assim, usar menos ar-condicionado;
  7. Biodiversidade nos centros urbanos: o paisagismo devolve à natureza e, com isso, atrai joaninhas, abelhas e outros insetos importantes;
  8. Isolamento acústico: com uma brise vegetal ou parede verde, você melhora a proteção acústica do ambiente.


Por onde começar

Você pode começar a trazer o verde para dentro de casa por meio de pequenos vasos na mesa do trabalho e ao lado do computador, que já promovem boas sensações. Para ambientes internos, as plantas recomendadas são samambaia, orquídea – clique aqui e confira mais usos para esta bela flor – e cróton, que gostam de receber pouco sol.

Outra sugestão é criar uma horta vertical, que pode ser pequena e garantirá a experiência de consumir alimentos ou temperos orgânicos. Escolha plantas de ciclo curto, pois são as que colhemos com mais rapidez, pois se desenvolvem em menos tempo, como a cebolinha, manjericão, hortelã, alecrim.