Este artigo faz parte da edição especial de 20 anos da Soul Brasil, de junho de 2022, que contou com 20 perfis de brasileiros do Sul da Califórnia, entre pioneiros e destaques nas artes, esportes, jornalismo, negócios e saúde. Para conhecer os outros perfis, clique aqui.
O Brasiliense Eliel Teixeira chegou aos EUA ainda adolescente, com 15 anos, no ano de 2000 junto de seus pais que traziam toda a família para Los Angeles para concluir doutorado. “No começo, a adaptação foi difícil, afinal eu não tinha fluência em inglês e em minha escola não havia brasileiros”. Mas nessa idade o inglês veio rápido e fluente. Eliel terminou seu High School em L.A e se formou em Administração Pública pela University of La Verne.
Trabalhou na iniciativa privada com gestão de projetos numa empresa de telefonia. E foi nesse emprego que teve contato com o Departamento de Xerifes de Los Angeles. O contato diário com o comando do Departamento o fez se interessar pela carreira na segurança pública. Em 2007 ele entra para a Academia e em 2008 sai como como Deputy Sheriff. Depois de alguns anos na profissão e trabalhando com segurança pública, Eliel decidiu dar um novo passo.
Em 2016 se tornou reservista da Guarda Nacional. “Comecei como soldado especialista em Infantaria e foi uma experiência singular na qual pude conciliar a carreira policial com a carreira militar”, adiciona Eliel. Em 2021, ele concluiu o curso de formação de oficiais do exército, e atua como Tenente de Infantaria. Ele divide seu tempo patrulhando as ruas de Los Angeles como Deputy Sheriff, e alguns dias do mês na Guarda Nacional se preparando para atuar em situações de emergência (como terremotos, inundações, distúrbios civis ou incêndios florestais) ou missões de combate. #soulbrasil20anos