No final do mês de junho, uma reunião entre o Chefe do Setor de Cooperação Comunitária, o Chefe do Setor Econômico e de Promoção Comercial e a especialista do United States Department of Commerce- US Census, Alexandra Barker, mostrou dados importantes para a comunidade brasileira nos EUA.
Segundo estimativa recente do Consulado-Geral do Brasil em Miami, cerca de 300 mil brasileiros residem na Flórida. De acordo com o Consulado, os dados do censo norte-americano de 2010 indicaram que 34.878 brasileiros residiam na Flórida. Já em 2015, o númerou pulou para 73.656 brasileiros (com margem de erro de 8 mil) residindo no estado, de um total de aproximadamente 1.300.000 brasileiros em todo o país, segundo estimativa do Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty).
Esses números demonstram que a Flórida concentra 22% da população brasileira no país. Esse número baseia-se na quantidade de serviços consulares e em contatos com governos locais e lideranças comunitárias, mas tal metodologia possui limitações.
A região sul da Flórida concentra a maior parte da comunidade brasileira, onde os condados de Broward – onde vivem cerca de 18.116 brasileiros; Miami-Dade – com 13.967; e Palm Beach – com 8.877, lideram o ranking.
As estimativas do governo norte-americano não representam completamente a realidade. Se compararmos os números do censo com os dos consulados brasileiros nos EUA, nota-se que a estatística apontada oficialmente não chega a 20% do número estimado real. E isso não vale só na Flórida, mas em outros estados e jurisdições brasileiras consulares.
Facebook Comments