shutterstock 2259548137

Ferramenta de IA está disponível apenas nos Estados Unidos e Reino Unidos, por enquanto. Imagem: Divulgação

A resposta da Google aos avanços o ChatGPT, ferramenta de chatbot criada pela empresa OpenAI e financiada pela Microsoft, já estava sendo divulgada há alguns meses e finalmente foi oficialmente lançada. Em 21 de março (2023*) a Google realizou o lançamento do Bard e entrou oficialmente na corrida pelo domínio da tecnologia de IA.

Apesar da estreia, o acesso da ferramenta ao público geral acontecerá progressivo. Desde 28 de março, os usuários podem participar de uma lista de espera para ter acesso ao Bard. O serviço, no entanto, ainda está em fase de testes, sendo disponibilizado apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido

Funcionamento do Bard

Conforme informou a Google, o funcionamento do Bard será bem parecido com o que já sabemos do ChatGPT, com um espaço para digitar mensagens e interagir com o robô. Segundo a proposta, a ferramenta poderá ajudar os usuários a fazer tarefas como escrever artigos, planejar um chá de bebê, ou até mesmo obter idéias para o almoço com base no que está na geladeira.

O Google afirma que em breve o Bard estará disponível em outras línguas e regiões. Já é possível ter uma prévia do que será a ferramenta. Clique aqui para ver

O Bard será um serviço complementar ao Google Search, local onde se costuma realizar as pesquisas na plataforma. Segundo os idealizadores da tecnologia, o plano é que o Bard será futuramente adicionado na aba de Search em um momento posterior.

Falhas do Bard

Conforme já mencionamos em um artigo anterior, o Bard não teve um bom começo de carreira frente aos usuários. Em fevereiro, quando a tecnologia foi revelada ao público pela primeira vez, apresentou mau funcionamento. O Bard deu uma resposta imprecisa em uma demonstração. Em resposta ao ocorrido, as ações do Google Alphabet caíram 7,7% naquele dia, resultando na perda de 100 bilhões de dólares de seu valor de mercado.

Em resposta ao ocorrido, o Google reconheceu  que as ferramentas de IA “não são sem falhas”  Eles afirmam que continuam a usar o feedback humano para melhorar seus sistemas.

Rivalidade com a Microsoft

Como já mencionado, o Bard é uma investida após o sucesso do ChatGPT, lançado em dezembro de 2022 e que já exclarecemos com mais detalhes em um artigo anterior. O sucesso da ferramenta rendeu a OpenAI  um contrato multibilionário com a Microsoft, que integrará a tecnologia a plataformas como Teams, pacote Office e o navegador Edge, rival direto do Google Chrome.

*Aprenda mais sobre marketing de conteúdo, produção de vídeo para pequenas empresas, design, SEO e até desenvolvimento web visitando nosso outro website com foco em Marketing, Negócios e Empreendedorismo e  – www.kisuccess.com