O governador Gavin Newsom anunciou, em sua atualização diária do coronavírus, o fechamento das praias de Orange County e inclusive o terceiro dia consecutivo de aumento de mortes por covid-19 no estado.
Enquanto em algumas poucas praias abertas as pessoas mantinham o distanciamento social ou houve bom senso e permaneceram em casa, outras lotaram com milhares de pessoas, passando a ser um problema, disse o governador, se referindo a Orange County que no fim de semana, de 24 a 26 de abril, receberam milhares de pessoas.
Da mesma forma, o Conselho de Supervisores da Cidade de Dana Point votou por 4-1 na busca de uma ordem de restrição temporária contra o governador e o estado. Além disso, várias pessoas se aglomeraram perto do Pier de Huntington Beach na manhã desta sexta-feira (1) para protestar contra a ordem do governador Newson.
Quando perguntado sobre o memorando, o governador disse que, embora o estado pedisse contribuições aos chefes da polícia do estado e outros grupos, o plano não era fechar todas as praias do estado. “Vamos fazer um fechamento apenas na área de Orange County”, disse Newsom, acrescentando que o estado está trabalhando com o condado.
Ele lembrou que Orange County é o quarto condado mais populoso do estado e que as milhares de pessoas juntas nas praias do condado não era uma boa ideia e que poderia, além disso, atrair pessoas de outros condados mais afetados e com maior número de contagio como Los Angeles e San Diego – cujas praias continuam fechadas.
Ele agradeceu os condados que mantem as suas praias fechadas como Los Angeles e San Diego, mas agradeceu também a Orange County por seu trabalho em diretrizes para reabrir seus negócios dizendo serem interessantes.
O governador disse ainda que as atividade ao ar livre é incentivada, desde que cada um mantenha a responsabilidade de distancia social e os cuidados necessários. “Não queremos praias com dezenas de milhares de pessoas se misturando”, disse Newsom. Ele também incentivou as pessoas a verificar as orientações do estado sobre o tipo de atividades recreativas ao ar livre que são permitidas. Embora haja esperança de que as doenças do COVID-19 possam ser sazonais, até lugares quentes e ensolarados estão com problemas, disse Newsom que citou o exemplo de Cingapura que teve problemas após afrouxar as restrições.