enayet raheem 0UxQZNoLnlk unsplashO condado de Los Angeles está ajudando a liderar os esforços na região incentivando os residentes a participarem do censo de 2020 – independente de status imigratório, incluindo a nós brasileiros.

Ao contrário de outros anos, este ano o censo enfrenta um desafio – uma pandemia mundial, o que significa que milhões de habitantes do condado L.A. e outras regiões da Califórnia estão sob ordens de isolamento (ou parcial isolamento) social, o que forçou as autoridades a mudarem de estratégia para alcançar a comunidade.

“A participação é rápida e simples, e estar a maior parte do tempo em casa te dá a oportunidade de preencher o formulário com segurança de três maneiras: online, por telefone ou por correio, evitando a disseminação de coronavírus em nossas comunidades”, disse Kathryn Barger, supervisora do condado de Los Angeles.

O preenchimento do formulário do censo é simples e rápido. Ele pode ser preenchido online em www.my2020census.gov, pelo telefone 844-330-2020 (uma lista de opções no idioma está disponível aqui) ou mesmo por correio, quando você recebe um formulário em papel.

“É bom lembrar que os dados do censo ajudam a financiar pesquisas e programas que fortalecem nosso sistema de saúde pública e que nossas comunidades dependem do censo para mais recursos hospitalares e médicos”, revelou Hilda L. Solis, supervisora do condado de Los Angeles.

Com o censo podemos garantir que a recuperação do condado de L.A e inclusive outros condados nos próximos meses seja mais rápida. Cada pessoa conta e não importa se você é cidadão ou tem status ilegal.

O censo leva bilhões de dólares federais a hospitais, parques, escolas e programas de habitação a preços acessíveis no condado de L.A. Isto porque os dados orientam fundos significativos para programas vitais como: Title I School Funding, the Supplemental Nutrition Assistance Program, WIC, Head Start, e os centros de saúde comunitários financiados pelo Health Resources and Services Administration Health Center Program.

Todos esses programas têm impacto nas comunidades mais vulneráveis da região, especialmente em épocas como essas. O Censo de 2020 começou oficialmente no dia 12 de março e o último dia para a sua importante participação via site, por telefone ou correio é 14 de agosto de 2020.

“O censo está em andamento e, mesmo no meio dessa crise, é extremamente importante que todos participem”, disse Janice Hahn, também supervisora do condado de L.A. “O censo determinará nossa capacidade de investir em saúde e outros programas públicos. Não perca esta oportunidade de participar”, enfatizou a supervisora.

A Constituição dos EUA exige um censo da população do país a cada 10 anos. As estatísticas da pesquisa são usadas para determinar o número de assentos que cada estado detém no congresso e quanto do financiamento federal é alocado para as comunidades estaduais e locais nos próximos 10 anos.

As autoridades do governo local usam o censo para garantir a segurança pública e planejar novas escolas e hospitais. As empresas usam os dados da pesquisa para decidir onde construir fábricas, escritórios e lojas, enfim o que gera empregos. Desenvolvedores dos setores imobiliário e urbanista usam o censo para planejar novas casas e melhorar os bairros. Os moradores usam o censo para apoiar iniciativas comunitárias que envolvem legislação, qualidade de vida e defesa do consumidor.

Lembre-se: as respostas do censo são privadas e protegidas pela lei federal, especificamente pelo Título 13 do Código dos Estados Unidos. Os dados não podem ser compartilhados com outras agências governamentais ou entidades. Para residentes que não falam inglês, o  site do Censo dos EUA 2020 oferece informações gerais em 59 idiomas.