Por Laís Oliveira
Em períodos de forte desemprego, como o que o Brasil está vivenciando, driblar o desânimo, se atualizar e buscar conhecimento é uma boa opção para quem quer ter mais chances no concorrido mercado. Seja através de cursos pagos ou gratuitos, estando desempregado ou não, investir em conhecimento também conta pontos em uma das características mais valorizadas pelos recrutadores hoje em dia: a disposição para o autoaprendizado.
Com a evolução da internet e as vantagens de fazer um curso à distância com certificado, a procura por cursos online nos últimos anos foi maior do que para os cursos presenciais. E esta procura não foi à toa, pois a maioria busca qualificação para entrar no mercado de trabalho. É importante então ver que os cursos online podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.
Se você pretende iniciar um curso gratuito com urgência, mas não está com condições financeiras de arcar com as despesas, é válido saber que o governo federal do Brasil oferece diversas opções para os mais variados níveis escolares e perfis de público. De curso de idiomas, passando por gestão de negócios a práticas tecnológicas, pode ser bastante interessante se inscrever e deixar seu currículo ainda mais atrativo.
A Escola Virtual (EV.G) é um serviço do Governo Federal que tem cursos online grátis com capacitação em diversas áreas. Oferecendo conteúdos formulados por diversas instituições de ensino, a plataforma é voltada para servidores e cidadãos que buscam capacitação profissional ou querem ampliar suas chances no mercado de trabalho.
Entre as áreas de formação estão: Gestão de pessoas, Liderança, Políticas Públicas, Inovação, Finanças, Estatística, Tecnologia da Informação e várias outras disciplinas. Os módulos têm algumas horas de duração e, ao fim do curso, é emitido um certificado.
Para acessar a EV.G, novos usuários precisam fazer um rápido cadastro informando dados pessoais como endereço completo e número do CPF. Para participar dos cursos, a plataforma exige o preenchimento de um rápido questionário que não impede a participação nas atividades. O site pode ser acessado por qualquer navegador web do PC ou pelo celular.
Já a plataforma Escola do Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho que visa qualificar brasileiros e combater o desemprego com cursos online e grátis em áreas como Excel, inglês, espanhol, saúde, segurança, design, e gestão e negócios, edição de imagens, segurança da informação, análise de investimento, entre outros.
Os cursos são voltados para qualquer pessoa interessada, sem necessidade de escolaridade prévia, e dão certificado pela Universidade de Brasília (UnB) como cursos de extensão. Eles têm, em média, 40 horas de duração e precisam apenas de um computador ou outro dispositivo que com conexão com a Internet.
*Para conhecer outras opções de programas e sites de idiomas que oferecem cursos de inglês à distância, clique aqui.
** Se você já estuda inglês ou outro idioma e quer dicas de como alcançar a fluência rápida, clique aqui.