O mercado de criptomoedas em 2021 esteve mais aquecido do que nunca. O Bitcoin e o Ethereum, respectivamente número 1 e 2 no ranking, continuaram suas dinastias, mas com o Ethereum diminuindo a diferença para o todo poderoso Bitcoin, e outras 10 criptomoedas se destacando com fabulosas valorizações e virando tendência.   

2021 fechou com uma capitalização de mercado de US$ 2,2 trilhões – quase triplicando já que em 2020 havia fechado com pouco menos de US $ 800 bilhões, de acordo com dados da CoinMarketCap. Entre os 10 destaques que deram lucros exorbitantes estiveram cinco dos chamados “Ethereum- Killers”, 3 dos associados ao Metaverso e 2 considerados Meme Coins.  Para ficar mais claro e melhor de entender, separamos em 3 categorias, colocamos a posição dos que mais valorizaram (#) e o quanto em porcentagem (%).  

Ethereum-Killers
 

#3 Polygon, $MATIC +14,496%   

#4 Terra, $LUNA +13,808%   

#5 Fantom, $FTM +13,007% 

#6 Solana, $SOL +9,374%  

#9 Avalanche, $AVAX +2,787% 

 

Reclamar sobre os altos custos de transação da Ethereum – conhecidos como gas fees – foi um cenário comum em 2021. O congestionamento no maior blockchain habilitado por contrato inteligente levou os usuários em busca de blockchains mais escalonáveis, estimulando o crescimento de blockchains de layer 1 e ferramentas de escalonamento alternativas.  

O ano trouxe ganhos astronômicos para empresas como Avalance, Fantom, Polygon e Terra, que consumiram metade dos slots no top 10. Essas “blockchains” em ascensão são comumente conhecidas como “Matadoras-Ethereum”, porque representam possíveis  competidores que  correm por trás do Ethereum.   

Polygon, uma cadeia lateral de Ethereum, ficou em terceiro lugar, com ganhos de cerca de 14.500%. O ecossistema Polygon teve um ano estelar, pois apostou em vários projetos de escalonamento Ethereum e, consequentemente, finanças descentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFTs) e aplicativos descentralizados (dapps).  

O token LUNA, da Terra, também atingiu novos recordes à medida que o blockchain da layer 1 ultrapassou o Binance Smart Chain para se tornar o segundo maior ecossistema DeFi. O preço do LUNA aumentou quase 1400%, estimulado pela demanda do stablecoin TerraUSD e que atingiu uma capitalização de mercado de $10 bilhões.   

Fantom, Solana e Avalanche – outros blockchains de layer1 – também entraram no top 10 dos mais lucrativos. A corrida por uma alternativa mais escalonável para Ethereum fez o token FTM do Fantom subir 13.808%, SOL em 9.374% e AVAX em 2.787%. Isso não quer dizer que Ethereum também não teve um bom ano. Sua criptomoeda nativa, o éter (ETH), ganhou respeitáveis ​​418% – seis vezes mais do que o  retorno do bitcoin em 2021. 

 

Metaverso 

 

#1 The Sandbox, $SAND +16,265%  

#2 Axie Infinity, $AXS +16,160%  

#7 Decentraland, $MANA +3,943% 

 

O metaverso se tornou o segmento mais quente do mercado de criptomoedas em 2021 impulsionado pela mudança da marca do Facebook para Meta. Além do segmento ter batido recordes históricos em 2021, os tokens relacionados ao metaverso e aos e-games ocuparam também os dois primeiros lugares no Top 10 de 2021 em valorização.   

O projeto “The Sandbox” ultrapassou por pouco a gigante Axie Infinity, no primeiro lugar deste ano, depois que seu token SAND obteve um aumento surpreendente de mais de 1600%. Os investidores apostam em uma visão na qual as pessoas irão passar cada vez mais suas horas de lazer em mundos virtuais – embora ainda seja muito cedo para dizer que mundo virtual poderia ser esse, afinal.  

O Decentraland ocupou a posição sete, depois que seu token MANA disparou e valorizou quase 4000%. A entrada de “atores institucionais” foi um grande contribuinte para os ganhos tanto do SAND quanto do MANA – as gigantes do varejo como Adidas e Under Armour anunciaram parcerias com The Sandbox e Decentraland, respectivamente.  

Completando os vencedores do metaverso está o jogo de aventura criptográfica da Sky Mavis, do Axie Infinity. O token AXS ocupou a posição dois em 2021, subindo 16,160%. A Axie Infinity varreu países como Filipinas e Venezuela enquanto a pandemia de covid-19 deixou muitos cidadãos desses dois países desempregados – e entrando na “onda” Axie para ganhar dinheiro. O crescimento de Axie alimentou o surgimento de mais projetos do tipo”jogar para ganhar”. Alguns especialistas da indústria dizem que esses tipos de jogos ou “games” podem acelerar a adoção das criptomoedas e do mundo metaveros pelas massas.  

 

Criptomoedas Meme 

 

#8 Dogecoin, $DOGE +2,943%  

#10 Shiba Inu, $SHIB +1,608% 

 

A especulação também inundou os mercados das criptomoedas estimulando uma categoria totalmente nova e que passou a se chamar de  “meme coins”, incluindo o Dogecoin  e o Meme Coin que correu por trás, o Shiba Inu (SHIB).

A onda de Dogecoin começou na primeira metade do ano de 2021, atingindo seu maior recorde de US$0,74 (com uma ajudinha vindo de tweets do autoproclamado DogeFather, o bilionário da Tesla, Elon Musk). O DOGE mania diminuiu na segunda metade do ano, e foi aí que o token SHIB ganhou destaque, arrastando milhares de seguidores, ganhando 1.608% e ocupando uma posição no top 10.   

Esse artigo foi escrito na primeira quinzena de 2022, e foi possível observar, nesse período, um endosso, vamos dizer, inesperado às criptomoedas, e em particular ao Bitcoin (que se tornou oficialmente um adolescente – 13 anos se passaram seu lançamento), pois Melania Trump, a ex-primeira-dama dos EUA, parabenizou Satoshi Nakamoto por sua invenção.  Por último, lembramos que assim como comprar ações (investir no stock market)  o investimento em criptomoedas exige pesquisa e um bom conhecimento do mercado de criptomoedas.  

Por último, uma dica especial! Nossa edição 110 de Nov/Dez de 2021 teve o tema “Tecnologia” pela primeira vez em quase 20 anos de Soul Brasil e lá você encontra vários artigos interessantes sobre NFTMetaversoo que se pode esperar em um futuro próximo com 5G e Robótica, e muito mais! Caso ache o artigo interessante, ficaremos gratos se você puder compartilhar o mesmo com um amigo ou membro da sua família.

*Quer ser especialista em criptomoedas e aprender a fazer investimentos seguros? Nós criamos um treinamento completo sobre criptomoedas, como funcionam, como negociar, como criar a carteira ideal, como trocar, e toda a tecnologia que envolve o negócio! Seja um MESTRE DAS CRIPTOMOEDAS! Acesse este link e compre o curso em preço promocional.

Facebook Comments