Por Laís Oliveira

Muitas pessoas desempregadas sonham em conseguir um emprego na área em que atuam que alavanque a carreira e traga muita experiência para o currículo e bagagem profissional, mas a concorrência pode ser grande e a batalha por vezes difícil.

Ao ter o currículo selecionado, a primeira fase já foi vencida, mas pode ser a seguinte que fará toda a diferença na sua contratação ou não para o emprego dos sonhos: a entrevista com o recrutador ou empresa contratante.

Geralmente os candidatos ficam nervosos só de pensar em estar cara a cara com o empregador respondendo diversas perguntas e sendo testado em um processo seletivo. Por isso preparar-se para a entrevista de emprego pode ser desafiador, mas é essencial para sair na frente dos outros concorrentes.

Como se portar em uma entrevista? Que respostas você deve preparar? O que você deve incluir ou excluir em suas respostas? Essas são algumas das perguntas que os candidatos se fazem ao serem selecionados para uma entrevista de emprego.

Agora uma novidade promete ajudar milhares – ou milhões – de pessoas nesse momento tão importante na vida profissional. O Interview Warmup, nova ferramenta totalmente gratuita do Google, ajuda a preparar candidatos para as futuras entrevistas de emprego.

Lançado em maio de 2022, o Interview Warmup é uma ferramenta alimentada por uma IA que ajuda os candidatos a treinarem situações específicas em entrevistas.

Como funciona?

O site Interview Warmup orienta o candidato por meio de uma trilha padrão de entrevistas, realizando perguntas e, em seguida, fornecendo resultados e insights para as respostas do candidato.

As perguntas são relevantes e incluem questões sobre trajetória profissional, conhecimentos técnicos e questões relacionadas ao dia-a-dia da profissão escolhida. O usuário pode usar a voz para texto ou o teclado e assim praticar espondendo.

As questões variam conforme a carreira, mas a plataforma também possui perguntas mais comuns realizadas por recrutadores, como “Por favor me conte sobre alguns de seus pontos positivos e negativos”, e “Qual é a seu objetivo profissional para os próximos cinco anos?”.

Até o momento, o Interview Warmup só está disponível em inglês, mas ainda assim é bastante útil tanto para quem vive nos EUA, por exemplo, como para brasileiros que vivem no Brasil, mas buscam vagas em empresas de fora do país ou cujo emprego pretendido exija um nível de proficiência em inglês.

Como usar o Interview Warmup?

1. Abra um navegador e acesse o site do Interview Warmup e clique em “Start Practicing”;

2. Selecione Data Analytics, E-commerce, IT Support, Project Management, UX Design ou General (Geral) e clique em “Start”. Lembre-se que as perguntas variam de acordo com a carreira escolhida;

3. Responda via texto ou por voz às cinco perguntas selecionadas pela plataforma. Elas vão exigir que você fale um pouco sobre as suas qualificações, aspirações, pontos positivos e negativos, bem como seu conhecimento técnico sobre o tema em questão;

4. Para passar de uma questão para a outra, basta apenas clicar no ícone de “Seta”;

5. Ao final, você pode ver todas as suas respostas e utilizar algumas dicas da plataforma para ver pontos importantes de cada uma delas e o que você poderia melhorar. Edite suas respostas e refaça o teste quantas vezes for necessário para poder se aprimorar.

Gostou da dica e quer conhecer o site e treinar para suas próximas entrevistas? Conheça a plataforma aqui.

Facebook Comments