Apesar da música estar tão presente no cotidiano de milhões de pessoas, o mercado para o artista ainda está começando a “engatinhar”. Isto é o que revela uma pesquisa de 2015 feita em São Paulo que identificou um número expressivo em que 67% dos músicos brasileiros fazem a gestão do próprio trabalho artístico.
Foi diante desta necessidade que a primeira incubadora musical brasileira foi criada. Idealizada por dois empresários do ramo, Pedro Valli e Lucas Prôa, a Pac Music oferece hoje duas modalidades para os incubados, o Programa de Gerenciamento de Carreiras e Programa de Inserção Mercadológica, que funcionam como um preparo para o artista e um filtro para os investidores parceiros da startup.
Segundo os criadores, é preciso levar um olhar empresarial para este universo aplicando metodologia e processos que transformem a carreira do artista em um negócio rentável. Isso significa viabilizar financeiramente, seja utilizando recursos próprios ou de terceiros, como de investidores e não apenas esperar que próprio artista faça tudo sozinho.
Antes de oferecer possibilidades de investimento para os artistas que já estão competindo neste acirrado mercado, a Pac acredita que primeiro é necessário educá-los, indo além de áreas como marketing ou produção musical, mas também incluindo instruções jurídicas e contábeis, por exemplo.
A startup também acredita que as iniciativas que promovem o diálogo com este público são uma grande forma de atrair talentos e consolidar o mercado de music business no Brasil. Para isso, é aberto um edital duas vezes ao ano, para que artistas participem do “Mentoring Day”.
Além disso, a Pac Music realizou em setembro o primeiro “Music Content Week”, em parceria com a pós-graduação de Negócios da Música, da Universidade Anhembi Morumbi, que tem como objetivo reunir os empreendedores do setor musical, músicos profissionais e alunos da indústria criativa para discutir as tendências e o futuro da música no Brasil.
Com esta iniciativa, os empresários pretendem transformar o mercado da música em um ecossistema propício para investidores, beneficiando artistas, produtoras, profissionais liberais, investidores e fornecedores do setor no país.
* Visite nosso outro site com foco em marketing, negócios e empreendedorismo e saiba mais, desde marketing de conteúdo e produção de vídeo para pequenas empresas até design, assessoria de imprensa, SEO e desenvolvimento web – www.kisuccess.com