Durante a época de imposto de renda ou “income tax” – como se chama aqui nos EUA – é importante saber como proceder para aproveitar os créditos tributários que podem ajudar você, sua família ou sua empresa, principalmente esse ano, devido à crise econômica provocada pelo coronavírus.
Primeiramente, buscamos saber quais seriam os documentos necessários ou fundamentais para termos em conta nesse momento. Por isso, pedimos ajuda a dois especialistas (brasileiros) em impostos aqui na Califórnia. Cristina Hass, de San Diego, e Ricardo Coutinho, de Los Angeles, se juntaram a mais dois convidados, policiais, e fizeram parte de nossa LIVE do projeto Com Vocês #15 cujo tema foi: Income Taxes e Aumento da Violência Urbana nos EUA.
Em termos de pessoa física, de acordo com Ricardo Coutinho, o que é necessário: “inicialmente um documento de identificação, o seguro social (social security) ou o número de ITIN, e os documentos de W2 emitidos por um empregador (para quem é empregado e recebe em cheque com todas as taxas deduzidas) ou para quem trabalha por conta própria, todos os recibos de pagamentos de clientes e formulários W9’s – de empresas que te pagaram por algum serviço”, afirmou o especialista. “Se você tiver dependentes, as informações deles e seus respectivos números de social security ou número de ITIN” também são necessários.
Por sua vez, quando se trata de uma empresa, mesmo que seja uma microempresa, deve-se ter os documentos acima especificados mais as informações sobre a empresa, como as receitas que entraram no ano em vigor e as despesas desse respectivo ano. Entre os documentos exigidos de rendimentos podem ser os 1099 – emitido por pessoas/empresas que pagaram a você e até extratos bancários.
“Às vezes as pessoas não têm conta em banco, mas têm tudo bem anotado e indicando quanto ganharam, com quem e como ganharam. Se a pessoa não tiver conta em banco, guardar documentos e recibos de ganhos e gastos é fundamental”, complementa Cristina Hass.
Quando declarar os impostos nos EUA?
Este ano, a temporada de impostos começou no dia 12 de fevereiro e vai até 15 de abril, e é recomendado que se faça o mais rápido possível. Ricardo Coutinho relembra “minha experiência e conselho indicam que é muito vantajoso fazer o income tax o quanto antes, pois os que deixam para os últimos dias aumentam suas chances de algo poder dar errado – como tudo de última hora no geral”.
Por outro lado, a especialista em impostos, Cristina Hass, acrescenta que na primeira semana pode existir saturação por parte do IRS em seus sistemas e para os que fazem seus próprios impostos, assim, é recomendado evitar a primeira e a última semana do prazo estipulado já que tendem a ser as semanas de maior pico.
E para aqueles que precisam de mais tempo, existe extensão de prazo em 2021?
“Você pode obter uma extensão automática até 15 de outubro, preenchendo e enviando o formulário 4868 de pedido de extensão automática que em inglês se chama “Application for Automatic Extension of Time to File U.S. Individual Income Tax Return”, nos diz Ricardo Coutinho. Lembrando que você precisaria registrar seu pedido de extensão até a data normal de vencimento da declaração de impostos que, nesse caso, todo ano nos EUA seria por tradição, o dia 15 de abril.
Como selecionar o preparador de impostos?
Na hora de selecionar quem o ajudará a preparar o seu imposto de renda, é importante que sejam pessoas bem preparadas para minimizar possíveis erros e, principalmente, garantir o máximo de dinheiro de retorno para você ou o mínimo possível a pagar ao IRS, no caso de trabalhadores independentes, freelancers, donos de pequenas empresas, etc.
Muito importante
Os especialistas, e inclusive o próprio IRS, lembram que as pessoas devem revisar o formulário de declaração de impostos antes de assiná-lo, uma vez que o contribuinte é responsável por sua própria declaração e, que repetimos, aqui nos Estados Unidos se chama Income Tax.
Por fim
A declaração de impostos de 2021, referente às receitas de 2020, vai conferir muitos créditos adicionais exclusivos devido às dificuldades econômicas de milhões de pessoas residentes nos Estados Unidos. “Pela primeira vez, imigrantes com apenas um número de ITIN e sem social security – que apenas cidadãos e residentes legais possuem – se qualificam para uma devolução de dinheiro em sua declaração de income taxes”, revela Cristina Hass. Portanto, mais do que nunca, é necessário se informar corretamente para não deixar escapar uma possível ajuda extra do governo, e mesmo do seu estado, independente de seu status legal nos Estados Unidos.
Facebook Comments